
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) interditou, nesta terça-feira (29/4), um ferro-velho que funcionava de forma irregular em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. No local, os agentes encontraram diversos materiais sem comprovação de origem, incluindo sete tampas de acesso a redes subterrâneas pertencentes a concessionárias de serviços.
Durante a operação, os agentes constataram que o sistema de câmeras de segurança do estabelecimento estava inoperante — um descumprimento da legislação vigente, que exige o funcionamento do equipamento. As equipes também apreenderam outros itens diversos, entre eles 13 carcaças de celulares, aproximadamente 9 kg de fios sem nota fiscal, além de objetos perfurocortantes e até um machado.
– Essa é mais uma importante ação de fiscalização para coibir a receptação de materiais furtados, especialmente cabos, fios de cobre e materiais de concessionárias. Seguiremos firmes no combate às ilegalidades, atuando em apoio às forças de segurança e contribuindo para a garantia da ordem pública e dos serviços essenciais à população – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Todo o material foi encaminhado para a delegacia da região, assim como o responsável pelo ferro-velho, que foi conduzido à 36ª DP para apresentação dos fatos às autoridades policiais.
Desde 2021, a Seop já apreendeu 138 toneladas de fios e cobre e interditou 166 estabelecimentos por funcionamento irregular. Durante as operações, 65 pessoas foram conduzidas à delegacia, 124 ligações clandestinas de água e luz foram desfeitas e 920 armas brancas foram apreendidas.
Também participaram da ação a Guarda Municipal (GM-Rio), a Comlurb, a Light e a Águas do Rio.
Categoria: