SONORA – Após investimento em genética, propriedade de Concórdia busca diferenciação certificando rebanho como livre de brucelose e tuberculose

No início de abril, o Departamento Regional de Concórdia da Cidasc entregou oficialmente o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose ao produtor rural Jaimir Resmin, de Concórdia. O rebanho da raça holandesa tem 80 animais em lactação, resultado de um longo trabalho de aprimoramento genético. 

A gestora regional, Patrícia Caires, considera que a conquista da família Resmin é um indicativo do sucesso da Cidasc na implementação de seus programas sanitários:

SONORA

Para certificar uma propriedade, é necessário iniciar o processo junto à Cidasc, no escritório da empresa no município. O produtor preenche a documentação manifestando interesse em obter a certificação e contrata um médico-veterinário habilitado no Programa de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovinas (PNCEBT) para conduzir o trabalho. 

É preciso ter dois exames consecutivos negativos para brucelose (fêmeas e machos inteiros a partir de 8 meses) e tuberculose (todos os bovídeos do rebanho com idade a partir de 42 dias), em um intervalo de 6 a 12 meses para a propriedade ser certificada. Para renovar a certificação, é preciso realizar novos exames no rebanho anualmente, antes que o prazo de validade da certificação expire. 

Vale lembrar que é obrigatório que todas as propriedades rurais façam o controle destas doenças, com exames para tuberculose a cada 36 meses e para brucelose a cada 24 meses. Quem escolhe certificar a propriedade faz um controle maior que o exigido por lei, mas desfruta de algumas vantagens, como não precisar fazer o teste de diagnóstico para transportar os animais e participar de eventos agropecuários enquanto seu certificado estiver válido. 

More From Author

BBB 25, Guilherme entra em colapso com eliminação de Dona Delma e ameaça sair

RESULTADO DO SORTEIO LOTERIA FEDERAL 5958 HOJE QUARTA (16/04)