Tradicional Caminhada Ecológica às margens do Rio Sorocaba ocorre neste sábado (29) – Agência de Notícias



27 de março de 2025

11:27

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

Arquivo – Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), promove, neste sábado (29), a tradicional Caminhada Ecológica às margens do Rio Sorocaba. A atividade marca o encerramento da programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março).

A caminhada terá início às 9h, com novo ponto de saída, exatamente na Praça Olinda Alves Mendes, no entroncamento da Avenida Doutor Artur Bernardes e Rua João Mendes Gomes.

A iniciativa envolverá também um mutirão de limpeza, no trecho entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Na ocasião, servidores do Saae/Sorocaba e da Sema, ao lado dos demais participantes, vão recolher resíduos descartados irregularmente às margens do rio. A ação visa sensibilizar as pessoas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos nesse trecho urbano do manancial.

O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande impacto negativo na biodiversidade, prejudicando a fauna aquática.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta. Em Sorocaba, o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

A Praça Olinda Alves Mendes está localizada às margens do Rio Sorocaba, no entroncamento da Avenida Doutor Artur Bernardes e Rua João Mendes Gomes, no Jardim Maria do Carmo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3238-2280 ou pelo e-mail: [email protected].


More From Author

Caso Ingrid Vitória, jovem de 13 anos sequestrada em PE foi premeditado, polícia faz busca

Governo de MS defende fortalecimento da Cadec para garantir cumprimento da Lei da Integração