Atletas olímpicas dos Estados Unidos e do Brasil treinam na pista de BMX do Parque Radical de Deodoro – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A pista construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi totalmente reformada e inaugurada no início deste ano – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A pista de BMX do Parque Radical de Deodoro, reinaugurada no início deste ano, está recebendo visitas ilustres esta semana. As atletas olímpicas Payton Ridenour, dos Estados Unidos, e Priscilla Stevaux, do Brasil, estão treinando no local. Payton participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio com a equipe americana e Priscilla representou o Brasil em duas edições de Jogos Olímpicos, a do Rio e de Tóquio.

– É muito gratificante ver a pista de BMX voltando a ser referência e atraindo até atletas internacionais, como a Payton Ridenour. Agora queremos também ajudar na  formação de novas gerações e esperamos ter uma escolinha da modalidade no local – disse o secretário municipal de esportes, Guilherme Schleder.

A pista construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi totalmente reformada e inaugurada no início deste ano. Ela conta com percurso de 350 metros (feminino) e 400 metros (masculino) e ocupa uma área de cerca de quatro mil metros quadrados. Com um investimento de R$ 4,5 milhões, as obras foram realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria de Esportes.

A americana Payton Ridenour ficou encantada com o local, que conheceu por meio das redes sociais da amiga Priscilla Stevaux. Nem o calor do Rio de Janeiro diminuiu a empolgação da atleta, que visitou a pista pela primeira vez.

– Está muito quente, mas estou muito agradecida por estar aqui e pedalar nessa pista maravilhosa. Vi um vídeo da minha amiga Priscilla treinando aqui e fiquei encantada, precisava conhecer. Já passei na pista várias vezes e ela é maravilhosa. Simplesmente amei. Se tiverem a oportunidade de pedalar por aqui, eu definitivamente recomendo. É outro patamar. Está no meu top 10.

Dona de cinco títulos nacionais de BMX, a brasileira Priscilla Stevaux ficou feliz em reencontrar a pista onde disputou os Jogos Olímpicos.

– Fui a representante do Brasil nos Jogos do Rio e estou muito feliz em estar de volta a esta pista para fazer meus treinamentos. A reforma ficou ótima e os saltos permaneceram no mesmo estilo técnico. Essa é uma das únicas pistas a se manter igual desde os Jogos Olímpicos, com a mesma qualidade e mesma técnica. Fico impressionada com a estrutura. É um patrimônio nosso e estou muito feliz em usufruir desse espaço. Espero que tenham muitos campeonatos aqui.

Os atletas Sillas Andrade, de Macaé, e Francesco Guani, de Maricá, tiveram a oportunidade de treinar no local ao lado das atletas olímpicas. Sillas começou no esporte ainda criança, em 2015, e se apaixonou. O jovem macaense já ganhou campeonatos em sua cidade e sonha em conquistar ainda mais.

– Via a pista do Parque Radical na Olimpíada e poder estar aqui treinando nesse local é inspirador. Estar ao lado de atletas olímpicos, como a Priscilla, também é um grande incentivo. Sonho em um dia representar o país nos Jogos Olímpicos.

O atleta de Maricá Francesco Guani reforçou a importância da pista para a evolução no esporte.

– Treinar aqui tem sido uma experiência incrível. Precisávamos de uma pista como essa no Rio. Vai me ajudar muito.

Categoria:

  • 24 de fevereiro de 2025
  • Marcações: atletas olímpicas Esportes Parque Radical de Deodoro pista de BMX Treinamento

    More From Author

    Especulado no Vasco, atacante colombiano Neiser Villarreal está sumido

    Com foco no desenvolvimento tecnológico, Governo de MS lança Dinpaec e Fórum Pré-COP 30 – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul