Prefeitura já distribuiu 2,4 mil toneladas de alimentos em suas cozinhas comunitárias – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Nas Cozinhas Comunitárias Cariocas são servidas diariamente 280 refeições – Roberto Moreyra/SMTE

O programa Prato Feito Carioca já distribuiu 2,4 mil toneladas de alimentos e 4.288.447 frutas para as famílias em situação de insegurança alimentar na cidade. Em 2024, foram 1.375 toneladas de alimentos e 2.454.460 frutas – quase quatro vezes mais do que o servido em 2022, quando o programa foi lançado pela Prefeitura do Rio. Atualmente, 52 Cozinhas Comunitárias Cariocas estão em funcionamento em diferentes comunidades e bairros da cidade. E novas unidades serão abertas ainda neste primeiro semestre.

– Estamos fazendo um mapeamento para identificar as áreas mais necessitadas para instalarmos novas unidades do programa. Nós levaremos também serviços e cursos de qualificação para os beneficiários das cozinhas, para que eles possam se inserir ou voltar ao mercado de trabalho. E, claro, tenham condições de garantir o sustento de suas famílias – disse o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.

O Prato Feito Carioca foi lançado em 21 de junho de 2022 na Mangueira. As Cozinhas Comunitárias Cariocas, que fazem parte do programa e foram instaladas pela Prefeitura do Rio em regime de cogestão com entidades parceiras, oferecem refeições de 560 gramas, com 200g de arroz, 100g de feijão, 130g de proteína (carnes variadas), 130g de legumes e uma fruta.

Combate à fome e geração de emprego e renda 

Desde novembro do ano passado, Maria José Meirelles Figueiredo, de 71 anos, frequenta a Cozinha Comunitária Reinventar Tia Eunice, na Providência. Lá, de segunda a sexta-feira, ela pega refeições para ela, o marido, dois filhos e um sobrinho.

– Não só eu, mas tem muita gente que necessita da comida, porque só tem em casa a que que pega na cozinha. Meu filho, que tem gordura no fígado, até melhorou de saúde depois que passei a pegar as refeições na Cozinha Comunitária – disse a aposentada, que chega às 9h na Rua Barão da Gamboa para garantir o almoço da família.

Para a cozinheira Eliane Teixeira Gomes, de 42 anos, o Prato Feito Carioca tem mesmo um sabor especial, pois, graças ao programa, ela conquistou trabalho e renda. Moradora da Providência, casada e mãe de dois filhos, ela madruga para preparar, ao lado de outras cozinheiras, as 280 refeições diárias servidas gratuitamente para as pessoas em situação de insegurança alimentar.

– O programa trouxe muitos benefícios para a comunidade e está ajudando as pessoas que mais necessitam. E eu consegui um trabalho pertinho de casa e faço o que gosto, com amor.

Programa Prato Feito em números 

2022: 346 toneladas de alimentos e 618.007 frutas
2023: 681 toneladas de alimentos e 1.215.980 frutas
2024: 1.375 toneladas e 2.454.460 frutas

Total: 2.402 toneladas de alimentos e 4.288.447 frutas

Marcações: alimentos cozinhas comunitárias cariocas Prefeitura do Rio Programa Prato Feito Carioca

More From Author

Quais filmes vão passar Sexta (24/01) na Globo? SESSÃO DA TARDE e Corujão

Qual filme vai passar Quinta (23/01) na Globo? SESSÃO DA TARDE