Emlur coleta 295 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares em 2024
18 de janeiro de 2025A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletou 295,09 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares durante o ano de 2024. Em comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 4,74% na quantidade de materiais recolhidos, o que evidencia a maior produção de resíduos pela população de João Pessoa. Em comparação ao ano de 2021, o acréscimo foi de 13,70%.
Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, os números representam o aumento da produção de resíduos, ocasionado pelo crescimento da população fixa e sazonal, que se refere ao turismo em alta na Capital paraibana. “João Pessoa despontou para o turismo e, ano a ano, temos recebido mais visitantes. Logo, com mais resíduos, há mais demanda por coleta”, explica.
Conforme o dirigente, sempre que necessário são feitas adequações no serviço de coleta de forma a atender à demanda da população. “Neste mês de janeiro, por exemplo, foi necessário ampliar a quantidade de caminhões no serviço, considerando o grande volume de visitantes, não apenas nos bairros com praias, mas em toda João Pessoa. Nos primeiros dias do ano, por exemplo, o volume coletado aumentou 33%, em relação à média diária”, aponta Ricardo Veloso.
Ele destaca que a efetividade do serviço depende do empenho dos agentes de limpeza e da população, que deve contribuir com o adequado descarte dos resíduos. Odair José, que é zelador de um prédio localizado no bairro de Gramame há mais de cinco anos, avalia positivamente o serviço de coleta domiciliar. “O recolhimento é feito regularmente, nunca enfrentamos nenhum tipo de problema com a coleta. Eu mesmo recolho o lixo e coloco nas duas bombonas disponibilizadas pelo prédio para o descarte”, comenta.
O zelador destaca a educação e o atendimento exemplar dos agentes de limpeza, que sempre se mostram atenciosos com os moradores. “Aproveito para parabenizar todos os envolvidos no serviço diário de limpeza. É um trabalho de qualidade e realizado com dedicação”.
O serviço de coleta é realizado em dias alternados na maioria dos bairros, e diário nas localidades com maior produção de resíduos, beneficiando toda a cidade. Na orla, onde há maior produção de resíduos, sobretudo no verão, que é a alta estação do turismo de João Pessoa, a coleta é realizada quatro vezes ao dia.
A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237, 3213 4238 e 3213 4240, e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10