Websérie criada por guardas municipais é vencedora do Prêmio Rio WebFest – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Websérie animada ‘Fosco’, criada por guardas municipais, é premiada no 10º Rio WebFest – Divulgação/ Guarda Municipal

Cinco integrantes da Gerência em Tecnologia Digital (GTED) da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) ganharam o prêmio de melhor websérie animada na 10ª edição do Rio WebFest, considerado o maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Zona Oeste do Rio.

A websérie foi criada pelo guarda municipal Marcos Paz (criador do personagem principal), que liderou a equipe, formada pelos GMs Camila Lins, Patricia Paiva, Jessé Sabino e o assistente Márcio Sterque.

O trabalho vencedor conta a história de Fosco, um policial diferente dos estereótipos, e que tenta pacificar uma comunidade fictícia. A websérie utiliza o humor para tratar de temas desafiadores da segurança pública. A personagem Fosco foi criada por Marcos Paz nos anos 90, mas só em 2023 que ganhou animação.

A personagem Fosco já recebeu outros reconhecimentos internacionais. Em 2016, Paz e Sterque participaram da Comic Con Experience (CCXP) com um stand onde apresentaram suas histórias em quadrinhos e divulgaram a personagem. O trabalho incluiu a criação de um action figure de Fosco, esculpido pelo próprio Paz especialmente para a exposição.

O action figure foi doado para integrar o cenário do programa de TV “Zero Um”, onde permaneceu em destaque por duas temporadas.

 

Rio WebFest

O Rio WebFest surgiu em 2015 na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, o festival passou a abraçar todos os tipos de conteúdos voltados para web. Em 2017, já na Cidade das Artes Bibi Ferreira, a terceira edição levou o evento a ser reconhecido como o maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo.

Além de manter os títulos conquistados, a iniciativa foi premiada em Berlim pelo investimento no mercado audiovisual, alcançando visibilidade e reconhecimento mundial. Em 2024, contou com 78 categorias concorrendo a troféus, além das webséries e podcasts, o festival também premiou conteúdos de filmes únicos como: Videoclipe, Videodança, Videoarte, Webpublicidade, Trailers, Teatro Filmado e Webcomic.

Além dos troféus exclusivos, o festival também oferece premiação em dinheiro para quatro categorias e chancelas para festivais internacionais.

 

Animações e artes visuais

A equipe da GTED também usa a criatividade em produções voltadas para o público interno da GM-Rio. São centenas de artes, ilustrações e até personagens que ilustram campanhas, materiais de divulgação diversos e também estão presentes nas Plataforma de Ensino à Distância (EAD) da instituição.

Marcações: Cidade Guarda Municipal do Rio prêmio Rio WebFest websérie animada

More From Author

Forró toma conta do Festival de Cultura Nordestina neste fim de semana

População de João Pessoa pode atualizar cartão de vacina em diversos pontos da cidade