Santa Catarina sedia etapa Sul da Oficina de Monitoramento de Educação Ambiental

27 de novembro de 2024 Off Por

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, está sendo o palco da etapa Sul da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores que começou neste dia 26 e vai até o dia 28 de novembro.

O evento, que integra o projeto MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Educação Ambiental, tem como objetivo promover a construção coletiva de indicadores regionais para embasar ações de governança climática.

A oficina conta com a participação de representantes das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) dos três estados da região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A programação será uma oportunidade única para fortalecer as capacidades locais de adaptação e transformação frente aos desafios climáticos.
O secretário de Estado do Meio Ambiente de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta, destacou a importância do evento, reforçando o papel fundamental da educação ambiental na construção de soluções climáticas eficazes:

SONORA
O evento de Itajaí marcará o encerramento do ciclo de oficinas realizadas em todo o Brasil. Antes da etapa sul, encontros semelhantes aconteceram nas cidades de Belo Horizonte (Sudeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Aracaju (Nordeste) e Belém (Norte).

Com a realização em Santa Catarina, o projeto MonitoraEA busca consolidar um sistema robusto de monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação ambiental e a sustentabilidade, preparando o Brasil para os desafios climáticos que se apresentam no futuro.

A Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores é uma importante etapa para o fortalecimento da governança climática no país, contribuindo para a construção de uma agenda ambiental mais integrada e eficaz, com a participação ativa de diferentes esferas da sociedade.