Casa Chico Triste celebra 28 anos com programação especial
27 de novembro de 2024João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos, celebra o 28° aniversário neste mês com uma programação especial, com destaque para o encerramento das atividades culturais a partir desta terça-feira (26). As atrações acontecem até 4 de dezembro, com entrada é livre e aberta aos moradores e demais interessados.
Programação
Terça-feira (26)
19h – Apresentação de violeiros. Show de cancioneiro caipira e músicas autorais, com a coordenação do professor Fábio Miranda (Maestro Sabiá).
Quarta-feira (27)
19 – Abertura das exposições de artes visuais, artes plásticas e artesanato. Encerramento das oficinas de desenho, história em quadrinhos, fotografia, pintura, mosaico, luteria, cerâmica (adulto e infantil), customização de roupas e boneca de pano.
Quinta-feira (28)
19h – Apresentações de coral e violão. Encerramento das oficinas de coral (infantil e adulto) e violão.
Sexta-feira (29)
19h – Apresentação de Jazz da Emefi Hélio Augusto de Souza. Encerramento das oficinas de ballet, jazz, dança circular e de salão.
Quarta-feira (4)
19h30 – Apresentações de teatro (infantil e adulto).
Chico Triste
Chico Triste era o apelido de Francisco Pereira da Silva, sergipano nascido em 5 de junho de 1918, que muito contribuiu para a cultura do Vale do Paraíba com crônicas e estudos sobre folclore. Ele faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos.
Como jornalista, Chico Triste fundou o jornal Valeparaibano, foi editor do Anuário Caçapavense, fundador do semanário Roteiro de Caçapava, redator do Diário da Manhã, cronista do Agora, entre outras publicações, além de fundar a Biblioteca Pública Edgard Pontes, de Caçapava, e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba.
Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da Unesco e da Associação Brasileira de Folclore. A Semana Chico Triste foi criada em 2005 e hoje faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade.
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo