Simpósio internacional aborda a alfabetização como direito subjetivo – IFSP
23 de setembro de 2024Inscrições para participação ocorrem até 24/10; artigos e relatos de experiência podem ser submetidos até 10/10
O III Simpósio Internacional de Educação (Sinte), com o tema “Alfabetizar: do verbo infinitivo ao direito subjetivo”, ocorrerá de 24 a 26 de outubro de 2024. Promovido pela Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos (ACECTS) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), o evento visa promover um debate crítico sobre as políticas públicas de educação como um direito humano fundamental.
As inscrições para o evento deverão ser realizadas até o dia 24 de outubro pelo site: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/10023/. O evento será online, com palestras transmitidas virtualmente pelo canal do YouTube da ACECTS: https://www.youtube.com/@acects. No chat da transmissão, serão disponibilizados os links para o formulário de registro de participação em cada uma das sessões.
Como parte das ações do Simpósio, a comunidade acadêmica e educacional está convidada a submeter artigos e relatos de experiências que abordem práticas, pesquisas e reflexões no campo da educação. Confira a chamada.
Submissões de Artigos e Relatos de Experiência
Estão abertas as submissões de artigos e relatos de experiências até o dia 10 de outubro de 2024. Os interessados devem seguir as orientações descritas no edital. Somente serão aceitos trabalhos cujos autores tenham se inscrito no evento e participado de, no mínimo, 75% das palestras. O arquivo do trabalho deverá ser encaminhado em anexo para o e-mail , em formato “word”, com a identificação dos autores e coautores em nota de rodapé, devendo constar a instituição à qual estiverem ligados, bem como um breve resumo da formação acadêmica e o e-mail.
Programação
Data |
Horário |
Palestrante |
Título da Palestra |
24/10/2024 |
19h00 às 21h00 |
Luiz Carlos Cagliari |
“Do Tijolão ao Pulo do Sapo: a história de um pesquisador da alfabetização” |
Émerson de Pietri |
“A alfabetização como um direito linguístico” |
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25/10/2024 |
19h00 às 21h00 |
Maria do Rosário Longo Mortatti |
“Alfabetização: lições do passado; urgências do milênio” |
Miguel Arroyo |
“Alfabetizar: como garantir o direito a leer-se, das infâncias na Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos?” |
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26/10/2024 |
9h00 às 11h00 |
Pedro Demo |
“Desafios da alfabetização na era digital” |
Clarilza Prado |
“Projeto de Vida e por que não trajetória de vida?” |
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14h00 às 16h30 |
Maria Margarida Machado |
“Um olhar sobre a história e o lugar da Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira” |
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Ladislau Dowbor |
“A revolução digital” |
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Rosy Zunega |
“Educación Popular Feminista” |
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19h00 às 21h00 |
Fátima Freire |
“Quem educa marca o corpo do outro” |
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Maria Teresa Egler Mantoan |
“Uma escola hospitaleira” |