Juiz do caso Deolane Bezerra FOI assassinado?
18 de setembro de 2024É verdade que juiz do caso Deolane Bezerra teria sido assassinado?
Circula nas redes sociais uma notícia falsa alegando que o juiz responsável pelo caso da influenciadora Deolane Bezerra foi assassinado. A desinformação está baseada em um fato real, mas descontextualizado: o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi assassinado em 19 de outubro de 2023, antes da prisão de Deolane Bezerra.
Não há qualquer relação entre a morte do juiz e o caso Deolane. O crime foi amplamente noticiado na época, e os responsáveis pelo assassinato já foram condenados. Além disso, não existem registros de processos envolvendo o juiz e a influenciadora. A investigação sobre o caso Deolane, que está sob sigilo judicial, não tem qualquer vínculo com o assassinato do juiz.
Para evitar a propagação de informações falsas, é importante verificar a veracidade das notícias antes de compartilhá-las.
Em conversa com aliados, o chefe do poder executivo disse que não participará da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
em 1º de janeiro. Bolsonaro ainda ressaltou estar 100% certo desta decisão. Neste cenário, cabe ao vice presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), cumprir o ritual de passar a faixa para Lula e descer a rampa do Palácio do Planalto. Todavia, Mourão, já rejeitou a possibilidade.
A prescrição 70.274, de 9 de março de 1972, determina as normas oficiais da cerimônia de posse do presidente da República. Nela, infere-se que o novo chefe do Executivo deve ser recebido à porta principal do Palácio do Planalto. Vale ressaltar que a falta da solenidade não impossibilita a posse de Lula.
A transmissão do adereço não passa de uma solenidade, desse modo, o gesto não é imprescindível para que o presidente eleito tome posse. O novo presidente eleito passa a ocupar formalmente o cargo de presidente após fazer juramento à Constituição no Congresso Nacional.
A cerimônia que valida a vitória de um candidato em disputas eleitorais é a cerimônia de diplomação, em que os eleitos se habilitam para exercer o mandato. A de Lula e Geraldo Alckmin (PSB), está agendada para 12 de dezembro.
A mais nova primeira-dama, Rosângela “Janja” da Silva, prepara uma cerimônia simbólica e fora dos protocolos no próximo 1º de janeiro, e não conta com a presença de Bolsonaro no dia. A finalidade da socióloga é que pessoas simples, sem atividades, entreguem a faixa presidencial para Lula no Parlatório do Planalto.
Na última quarta-feira, 30, mais de 20 famosos brasileiros foram confirmados para a posse presidencial. Dentre eles Pabllo Vittar, Duda Beat, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Gabu Amarantos, Chico César, Tulipa Ruiz e Maria Rita são alguns dos artistas já confirmados na programação do Festival do Futuro. A mais nova primeira dama garantiu que está preparando uma “grande festa”.