Rede Paraíba publica 2ª pesquisa com intenção de voto de João Pessoa nesta terça-feira
12 de setembro de 2024A Quaest Consultoria e Pesquisa registrou na noite desta quarta-feira (11), a segunda pesquisa com intenção de votos para a prefeitura de João Pessoa, nas eleições municipais de 2024.
A pesquisa, contratada pela Rede Paraíba de Comunicação, será divulgada no JPB2, a partir das 19h10 da próxima terça-feira, dia 17 de setembro.
Os dados também serão divulgados pelo Jornal da Paraíba, g1 Paraíba e CBN Paraíba, com análises e opiniões do time de política da Rede Paraíba de Comunicação.
Assim como na primeira pesquisa Quaest, serão apresentadas as intenções de voto para a prefeitura de João Pessoa, rejeição dos candidatos aos cargos majoritários e aprovação/rejeição da atual gestão, com cenários espontâneos e estimulados.
A novidade da segunda pesquisa é que também serão realizadas simulações de segundo turno das eleições na capital.
Outros pontos que serão abordados e que são fundamentais para os estrategistas das campanhas são as intenções por faixa etária, grau de escolaridade e faixa de renda, além de religião.
Pesquisa Quaest
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a pesquisa tem a função de captar o clima da corrida eleitoral registrando a temperatura da disputa naquele determinado momento.
“A gente mede a temperatura da eleição. Para quê? Para identificar padrões, para tentar antecipar movimentos que estão acontecendo na opinião pública. Para que o eleitor consiga, a partir dessas ondas, desses movimentos, da evolução dessa temperatura política, decidir o que ele acha que é melhor para cidade dele, para família dele, para ele mesmo”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Felipe destaca que a pesquisa eleitoral não faz previsão de quem vai ganhar as eleições. Ela vai dando ao eleitor informações sobre cada momento da disputa até a hora de ir às urnas.
Há todo um planejamento amostral para que a gente seja capaz de representar no estudo todos os conjuntos de preferências, interesses, valores, classes, segmentos sociais, para que aquele resultado final seja de fato representativo da opinião, do sentimento, do humor do eleitorado naquele momento”, explica Felipe Nunes, diretor da Quaest.