Agência Minas Gerais | Igam conclui terceira etapa do Plano Mineiro de Segurança Hídrica

Minas Gerais é um dos pioneiros no país a desenvolver um plano de segurança hídrica, importante instrumento para avançar na gestão sustentável dos recursos hídricos. 

Coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) teve a terceira fase concluída, com a disponibilização dos relatórios para consulta no site oficial do programa. 

O documento apresenta mapas e dados das áreas prioritárias para revitalização das bacias hidrográficas em Minas Gerais.

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é uma das fases de planejamento do “Somos Todos Água”, programa estratégico do Governo de Minas para garantir a segurança hídrica e a revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas. 

Intervenções estratégicas

“No plano, estão definidas intervenções estratégicas para a garantia hídrica, a partir da promoção de ações integradas e permanentes”, explica Lívia Costa, analista ambiental do Igam e coordenadora do PMSH. 

Elaborado pelo consórcio Profill-Engecorps, desde 2022, o plano é financiado por meio de um convênio entre o Igam e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

As próximas fases do plano incluem o desenvolvimento de um banco de projetos e a elaboração de um plano de mobilização, comunicação social e educação ambiental.

Até o momento, o plano avançou significativamente em várias etapas, incluindo a execução do plano de trabalho, estudos e levantamento, e o mapeamento de áreas prioritárias. 

Já foram realizadas nove oficinas, além de diversos eventos de apresentação e divulgação dos resultados.

Clique aqui para acessar os relatórios da terceira etapa do PMSH

Conheça os resultados da etapa neste link.

 

More From Author

Horóscopo do Dia de Hoje Previsões dos astros para seu signo, Sexta (06/09/2024)

Governo de MS mantém trabalho para criar primeiro espaço de acolhimento para pessoas LGBTQIA+