Agência Minas Gerais | Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte adota Currículo Referência de Minas Gerais
29 de agosto de 2024A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) instituiu, no Diário Oficial do Município de 21/8, o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) como o referencial curricular para a rede municipal de ensino.
A medida marca um avanço significativo na educação da cidade, alinhando o currículo local com os princípios e diretrizes já estabelecidos a nível estadual.
O Currículo Referência de Minas Gerais é um documento estruturado com base nas normas da Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), no Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).
Seu principal objetivo é orientar a elaboração dos planos e ações educacionais no estado, oferecendo um padrão curricular que respeita e valoriza as diversas culturas e tradições locais.
Desenvolvido em colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), o CRMG visa consolidar um Sistema Integrado de Educação Pública (Siep), com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes, independentemente da rede de ensino.
“A unificação curricular do município de Belo Horizonte com a rede estadual é de extrema importância quando pensamos no respeito à regionalidade, já que o Currículo Referência traz isso. Muitas vezes o estudante e o professor do município de Belo Horizonte migram entre as redes, então temos um fortalecimento, uma aprendizagem mais sólida a partir do momento em que temos um currículo único”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Sobre o Currículo Referência de Minas Gerais
Desde sua implementação nas escolas estaduais, o CRMG trouxe várias melhorias. Para o ensino médio, por exemplo, introduziu uma abordagem de educação integral que promove o protagonismo dos estudantes e a elaboração de seus projetos de vida, permitindo-lhes escolher componentes curriculares conforme seus interesses e objetivos futuros.
O currículo é composto pela Formação Geral Básica, alinhada com as exigências da Base Nacional Comum Curricular, e pelos Itinerários Formativos, que permitem a personalização do aprendizado.
Inclui ainda componentes específicos para atender às necessidades da Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola.
O desenvolvimento do CRMG envolveu uma estrutura colaborativa complexa, composta por uma Comissão Estadual, um Comitê Executivo, uma Coordenação Técnica e diversos Grupos de Trabalho.
Profissionais de diferentes áreas e regiões do estado participaram ativamente de discussões e revisões, incluindo o Dia D, um evento que promoveu a integração das escolas com a Base Nacional Comum Curricular e permitiu a contribuição para o currículo preliminar.
A versão final do documento incorporou as contribuições de escolas e especialistas, além de ouvir entidades parceiras como o Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).
Impacto nas práticas pedagógicas
A implementação do Currículo Referência de Minas Gerais como referência curricular representa um marco significativo no sistema educacional municipal.
Com foco na personalização do ensino e no protagonismo dos estudantes, o novo currículo vai envolver mais os estudantes em seu processo de aprendizagem e prepará-los melhor para os desafios futuros.
A adoção do CRMG na cidade é um passo para uma educação mais inclusiva e eficiente, que promova um ambiente educacional mais coeso e adaptado às necessidades de todos os alunos.
A SEE/MG conta com um site repleto de informações sobre o Currículo Referência de Minas Gerais para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Neste link, é possível acessar o documento completo com a apresentação dos direitos de aprendizagem e das habilidades essenciais que precisam ser desenvolvidas em cada etapa da educação básica, o processo de elaboração do documento e diversos cursos de formação.