Em pesquisa Quaest, Cícero tem 53%; Cartaxo, Ruy e Queiroga estão empatados tecnicamente
28 de agosto de 2024A Quaest Consultoria e Pesquisa divulgou nesta terça-feira (27) a primeira pesquisa para aferir as intenções de voto na disputa eleitoral de João Pessoa deste ano. Os números foram exibidos pelo JPB2, da TV Cabo Branco, contratante da sondagem. Eles mostram uma ‘fotografia’ do momento de largada da corrida eleitoral.
O levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 deste mês, antes do início do guia eleitoral no Rádio e na Televisão.
De acordo com a pesquisa estimulada, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), candidato à reeleição, lidera em termos de intenções de voto. Ele é citado como tendo a preferência de 53% dos eleitores consultados pelo instituto.
Depois dele aparece o ex-prefeito e candidato do PT, Luciano Cartaxo. Conforme os números, Cartaxo tem 12% das intenções de voto. Colado em Cartaxo está o candidato e deputado federal Ruy Carneiro (Podemos). Segundo o levantamento, Ruy tem 11%.
Em seguida, conforme a sondagem, está o candidato do PL, o ex-ministro Marcelo Queiroga. De acordo com a Quaest, o candidato do PL tem 7% das intenções de voto.
Os três, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados – conforme a Quaest.
A pesquisa ainda quis saber as intenção de voto dos candidatos Camilo Duarte (PCO) e Yuri Ezequiel (UP), mas os dois não pontuaram. Na pesquisa estimulada, 9% dos eleitores de João Pessoa se declararam indecisos e 8% afirmaram que irão votar em branco, nulo ou não irão votar.
A Quaest Consultoria e Pesquisa foi contratada pelo grupo Globo e realizará pesquisas em todas as capitais brasileiras.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-08301/2024.