Mutirão de exames marca aniversário de 79 anos de fundação do Instituto Cândida Vargas
17 de agosto de 2024A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio do Instituto Cândida Vargas (ICV), realizou neste sábado (17) um mutirão de exames voltado para a saúde da mulher e também de recém-nascidos. A iniciativa, que faz parte das comemorações do aniversário de 79 anos de fundação do ICV, disponibilizou ultrassonografia transvaginal, citológico, planejamento familiar (laqueadura), cirurgia de frenectomia, inserção do DIU, aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura, índice de massa corporal (IMC) e palestras com orientações sobre os serviços oferecidos na unidade de saúde.
O secretário de Saúde, Luís Ferreira, destacou a importância da ação promovida pelo Instituto Cândida Vargas, que ao longo do dia deve atender cerca de mil mulheres. “O Instituto Cândida Vargas não é apenas uma maternidade, mas um centro de cuidado obstétrico reconhecido pelo serviço de excelência que presta à população paraibana”, disse. De acordo com ele, os serviços oferecidos durante o mutirão também estarão disponíveis durante todo o mês como forma de facilitar o acesso das pessoas.
Juliana Soares, diretora técnica do ICV, disse que além de celebrar o aniversário da instituição, o mutirão tem por objetivo a busca ativa por pessoas que estão com pendências de exames e procedimentos de urgência. “Buscamos zerar a fila de exames que podem detectar patologias graves. E uma vez constatando essa situação, aceleramos o procedimento de urgência para prestar o serviço que aquela mulher está precisando”, ressaltou.
Cirurgia de frenectomia – Apollo Soares, de 3 meses, é uma das crianças assistidas com a cirurgia de frenectomia. A mãe, Camilla Soares, explicou que durante a 1ª consulta após o parto, a equipe médica detectou a necessidade da intervenção para corrigir o problema na língua e a orientou como buscar o serviço. “Recebi todas as orientações da equipe e agradeço pela assistência dada ao meu filho”, afirmou.
Gabriela Nascimento é mãe da pequena Liz Giovanna, de apenas um mês. A bebê também foi submetida a ‘cirurgia da linguinha’. “A equipe deu total atenção e orientação para a realização da cirurgia”, afirmou.
Planejamento familiar – Um dos serviços oferecidos no mutirão foi o de planejamento familiar, onde as mulheres participaram de palestras com orientações para a realização de laqueaduras.
A coordenadora de Assistência Social do ICV, Liane Gusmão, disse que o serviço disponibilizado é de livre demanda para atender o maior número de pessoas possível. Ela explicou que muitas mulheres que procuram o ICV desconhecem, por exemplo, a nova legislação que garantem o direito à laqueadura sem a necessidade da autorização do companheiro.
“Acolhemos essas pacientes e repassamos todas as orientações do planejamento familiar, informando sobre a nova lei que garante a laqueadura para aquela mulher que já possui o número de filhos ou atingiu a idade. E percebemos que muitas estão optando pela laqueadura, até pela questão da vulnerabilidade social”, explicou.