Bixarte é confirmada em novo espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro: ‘expectativa gigante’
30 de julho de 2024Bixarte, artista paraibana, já se prepara para estrelar o novo espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro. A produção “AO VIVO – Dentro da cabeça de alguém“, tem no elenco nomes como Renata Sorrah e estreia em São Paulo em agosto.
A peça é inspirada em “A Gaivota”, texto do autor russo Anton Tchekhov, e se passa dentro da cabeça de uma artista. Na produção, o público conhecerá outras consciências e subjetividades que, de repente, deixam de existir.
Em entrevista ao Jornal da Paraíba, Bianca Manicongo, a Bixarte, falou sobre a oportunidade de integrar o espetáculo. Ela está no Rio de Janeiro há cerca de três meses ensaiando para a produção.
Segundo Bixarte, o convite para participar do espetáculo veio do próprio diretor Marcio Abreu.
Estou muito feliz com esse espetáculo. Fiquei muito emocionada quando recebi esse convite para poder viver tudo isso dentro da cabeça de alguém e mostrar para as pessoas. A gente aborda tanta coisa, mas ao mesmo tempo fazemos essas pessoas darem risada depois e entenderem que a gente tem uma transformação muito grande para fazer na vida, e a arte é o ponto disso.
A artista explica que a oportunidade de contracenar com grandes nomes do teatro e da teledramaturgia brasileira, como Renata Sorrah, serve também como um aprendizado.
A expectativa é gigante não só por estar ao lado de Renata Sorrah, mas a Barbara que é uma atriz incrível que tem um trabalho enorme de teatro em São Paulo, o Rafael Bacelar é diretor, escritor e ator também muito bom e que tem um trabalho que traz muita verdade, que soma bastante as espetáculo. O Bolzan tem anos de carreira, e a Renata Sorrah que é essa pessoa referência viva da atuação brasileira, da teledramaturgia e teatro… São tantos anos de experiência que eu aprendo. E sei que todo mundo soma e traz suas experiências, então eu aprendo muito.
A atriz também relatou que a peça irá tocar o coração das pessoas. Segundo Bixarte, através do espetáculo os artistas envolvidos pretendem cumprir o que pede o teatro: quebrar bolhas.
Marcio (o diretor) tem uma verdade muito bonita nas palavras dele, ele consegue escrever as coisas de uma forma verdadeira (…) São coisas que a gente esquece do nosso dia a dia, inclusive sobre o teatro. A gente esquece que o teatro precisa quebrar bolhas e estar para além de pessoas que consomem teatro. Qualquer pessoa que passar, ver e ouvir, pode ser tocada por esses movimento que a gente está fazendo agora.
A produção estreia dia 22 de agosto, no Teatro Sesi da Avenida Paulista. Bixarte aproveitou para reforçar o convite aos paraibanos que estarão por lá.
A gente tem construído memórias fazendo esse espetáculo, e é um espetáculo que fala sobre memórias, sobre como a gente constrói essas memórias. Vai ser incrível, e eu espero que a pessoas que estejam em São Paulo não deixem de ir.