PM faz operação em florestas contra ameaças ao meio ambiente
19 de julho de 2024Equipes da Polícia Militar Ambiental monitoram coberturas vegetais e fiscalizam pátios madeireiros e fábricas clandestinas de balões
A Polícia Militar Ambiental realiza em todo o estado de São Paulo a Operação Guardião das Florestas, que visa fortalecer a proteção e preservação das riquezas naturais do território paulista. A ação se dará ao longo desta quinta-feira (18).
Dezenas de policiais estão empenhados em verificar a regeneração de áreas degradadas, prevenindo incêndios causados por balões, combatendo o comércio ilegal de madeiras nativas e apoiando a Operação SP Sem Fogo contra focos de incêndios em florestas.
Para isso, são realizadas ações de monitoramento das coberturas vegetais, fiscalização de pátios madeireiros e fábricas clandestinas de balões. As atividades foram previamente planejadas e contam com apoio de equipes operacionais especializadas, bem como tecnologias de monitoramento via satélite.
Podcast: entenda a operação do Governo de SP para combate a incêndios; ouça
As áreas verdes desempenham um papel fundamental na vida humana e fornecem recursos essenciais como alimento e material genérico para indústrias, além de ser reguladoras de clima e abrigar uma rica diversidade de fauna e flora.
Operação SP Sem Fogo
Desde o início de junho, a Operação SP Sem Fogo deu início à fase vermelha. A ação intensifica os trabalhos para prevenir e combater focos de incêndio em áreas de mata durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro.
A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF), e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
Diariamente, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil estadual encaminha o Mapa de Risco de Incêndio para todas as Coordenadorias Municipais. Aquelas inseridas em uma área com risco mais elevado recebem um indicativo de alerta.
Deste modo, são adotadas medidas de prevenção como vistorias nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.