Equipe do CBMSC terá participação inédita em campeonato mundial de salvamento aquático

8 de julho de 2024 Off Por

Pela primeira vez na história, uma equipe de salvamento aquático de Santa Catarina irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Lifesaving em Gold Coast, Austrália. O evento global, organizado pela International Life Saving Federation (ILS), reúne os melhores atletas e equipes de resgate de todo o mundo para competições intensas, que combinam habilidades atléticas e técnicas de salvamento. As provas serão realizadas entre 21 de agosto e 08 de setembro.

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) será composta por 12 atletas, sendo um no Time Nacional (Brasil), 10 no Masters e um no time Juvenil. Composta por guarda-vidas experientes e jovens, a equipe está determinada a levar o nome do CBMSC e de Santa Catarina ao mundo, mostrando a excelência do salvamento aquático brasileiro.

“A participação no Campeonato Mundial de Lifesaving é um marco histórico para o nosso Estado e uma oportunidade única para mostrar a qualidade e dedicação dos nossos profissionais de salvamento”, declara o capitão da equipe e atleta master, major Guilherme Viríssimo da Serra Costa. “Estamos muito orgulhosos em competir com as melhores equipes do mundo e trazer ensinamentos, para um dia sermos também referência mundial nessa área”, conclui o oficial.

O Campeonato Mundial de Lifesaving é um evento bienal que testa as habilidades dos participantes em uma série de provas, incluindo resgates em água aberta, simulações de resgate em piscina e provas de natação e corrida. A competição é uma plataforma para promover a importância da segurança aquática e o papel crucial na prevenção de afogamentos.

Os atletas do CBMSC têm treinado intensamente nos últimos meses, com sessões diárias que combinam preparação física, técnicas de resgate e simulações de emergência. A equipe conta com o apoio de patrocinadores locais que reconheceram a importância de investir no desenvolvimento e na visibilidade do esporte.

“A ida da nossa equipe para a Austrália é um sonho que está se tornando realidade. Sabemos dos desafios que vamos enfrentar, mas estamos preparados e confiantes”, afirma o sargento Noé Medeiros, medalhista em dois mundiais de salvamento.

Apesar de realizado desde 1962, a primeira participação de um atleta do CBMSC foi em 2012, com o 2° tenente Fábio Fregapani Silva em um mundial em Adelaide, também na Austrália. Mesmo com outras participações individuais, esta será a primeira participação de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar brasileira no evento.

Para mais informações sobre o evento e acompanhar a jornada da equipe catarinense, visite o site oficial do Campeonato Mundial de Lifesaving em www.lwc2024.com e o perfil da equipe no instagram: @cbmsc.guardavidas.

Equipe CBMSC – Mundial de Lifesaving 2024

Major Guilherme Viríssimo da Serra Costa – Presidente da Coordenadoria Atividades Aquáticas
Sargento Noé Medeiros Batista – DiE
Sargento Renato Perrut Pedrosa – Braço do Norte
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) – Fabiano Campos (Piçarras)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Agustin Oscar Orellana Ramos(Balneário Camboriú)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Alexandre Lopes Magalhẽs Silva (Florianópolis)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Ian Pedro (Balneário Camboriú)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Sebastian Gabriel Vazquez (Balneário Camboriú)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Thales Cervatti (Balneário Camboriú)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Guilherme Ricardo Milim (Piçarras)
Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Itamê Baptista (Balneário Camboriú)
Juvenil – Matheus de Oliveira Serra Costa