Programação gratuita de férias tem início no Jardim Botânico de Sorocaba – Agência de Notícias

5 de julho de 2024 Off Por

Fotos: Sema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), deu início, na manhã desta quinta-feira (4), à programação gratuita “Férias no Jardim”, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, voltada a crianças de 10 a 12 anos.

O curso de férias, que acontece até sábado (6), tem como tema “Irmãos Villas-Bôas e os povos indígenas, os guardiões da natureza”, e visa proporcionar o contato com a natureza, por meio de oficinas educativas e brincadeiras, e ensinar conceitos importantes para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a importância da conservação da biodiversidade.

Durante a programação desta quinta-feira, as crianças aprenderam sobre a história dos irmãos Villas-Bôas, importantes sertanistas e indigenistas brasileiros, heróis na defesa dos povos indígenas e responsáveis pela criação da primeira reserva indígena do Brasil, o Território Indígena do Xingu, maior reserva brasileira que abriga hoje 16 povos indígenas.

Em seguida, divididos em grupos, eles ganharam mapas e fizeram uma expedição pelo Jardim Botânico, cumprindo desafios, como jogo de arco e flecha, oficina de argila e oficina de minitear. Desta forma, eles também tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre alguns elementos da cultura indígena e sobre a importância desses povos para a conservação da biodiversidade, refletindo sobre as nossas diferenças culturais e sobre como nosso modo de vida impacta a natureza.

A programação prossegue nesta sexta-feira (5), das 8h às 12h, com oficina de tintas naturais, artesanato com miçangas de papel e sementes e uma trilha em um fragmento de vegetação natural. Já no sábado (6), das 8h às 12h, as crianças participarão de um bate-papo sobre biodiversidade, farão a observação de insetos em terrários e uma oficina de identificação de plantas.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].