sete ​estações recebem ação da campanha Junho amarelo nesta terça-feira (2)

2 de julho de 2024 Off Por





Na terça-feira (2), sete estações terão serviços de saúde ao passageiro sobre a conscientização da hepatite



Nesta terça-feira (2), quem passar pelas estações Jardim Helena-Vila Mara, Dom Bosco, Guaianases, Mauá, Estudantes, Guarulhos-Cecap e Tamanduateí da CPTM terá a oportunidade de participar da ação em referência ao Julho Amarelo.

Em parceria com a Proz Educação, os serviços ocorrerão nos seguintes horários: das 9h às 12h, 13h às 16h e das 19h às 22h. Haverá informações para a conscientização da hepatite e serão ofertados serviços de saúde como aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e teste de glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação).

LEIA TAMBÉM: 53,8 mil itens foram esquecidos no 1º tri na CPTM, Metrô e EMTU; veja como recuperar

Julho Amarelo

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil com a finalidade de reforçar ações de prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais, foco da campanha, são inflamações causadas por vírus representados por A, B, C, D e E.

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap