IFSP recebe terreno para instalação do Campus Cidade Tiradentes  – IFSP

28 de junho de 2024 Off Por

No total, Governo Federal anunciou 12 novas unidades para o IFSP 

O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, assinou, na manhã desta sexta-feira (28), a cessão de uso do terreno onde será construído o Campus Cidade Tiradentes do IFSP. A conquista também simboliza a vitória da comunidade local, que há mais de uma década pleiteia um campus da Instituição na localidade.  

Cedido pela Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) da Prefeitura de São Paulo pelo período de 30 anos, o terreno possui cerca de 30 mil metros quadrados e está localizado na Rua Igarapé Água Azul e Avenida dos Metalúrgicos, no distrito Cidade Tiradentes, região leste da capital paulista.

Serão nove mil metros quadrados de área construída, com blocos administrativo e acadêmico (salas de aula e laboratórios), auditório, quadra poliesportiva, refeitório e área de convivência.  

O processo de contratação da empresa que fará a obra deve ser publicado em 90 dias. No total, serão investidos R$ 25 milhões no novo campus, entre obras e equipamentos. Mais de 1.400 alunos serão atendidos na unidade quando atingir seu funcionamento pleno.  

Vitória da comunidade 

Reitor Silmário comemora conquista com moradores da regiãoO Campus Cidade Tiradentes não é apenas sinônimo de expansão do IFSP, mas, sobretudo, de vitória da comunidade local, que abriga o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina e carece de instituições de ensino públicas.  

Além da Cidade Tiradentes, outras 11 regiões do estado serão contempladas com novos campi do Instituto Federal de São Paulo. O Governo Federal anunciou, no último mês de março, 100 novos campi de Institutos Federais em todo o Brasil.  Na capital paulista, as novas unidades serão instaladas na zona leste e no Jardim Ângela.  

Visita do presidente 

Amanhã (29), o presidente Lula, o deputado federal Guilherme Boulos, e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy estarão na capital para o anúncio dos novos campi do IFSP.