Roubos de veículos chegam ao menor patamar da história em SP

25 de junho de 2024 Off Por





Atuação das forças de segurança foi intensificada em pontos críticos com base nos indicadores criminais



Em todo o estado aconteceram 12.368 roubos de veículos de janeiro a maio deste ano

O estado de São Paulo e a capital paulista registraram o menor número de roubos de veículos da história. O dado representa a atuação das forças policiais no combate aos crimes patrimoniais, com o reforço do policiamento ostensivo e na ampliação das investigações, que têm chegado a receptadores de veículos.

Conforme levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Criminal (CAP), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em todo o estado aconteceram 12.368 roubos de veículos de janeiro a maio deste ano, 21,4% a menos que em igual período do ano passado. Historicamente, essa é a menor marca para o crime desde 2001, quando teve início a série histórica. Só no último mês, o recuo nesses crimes chega a 9,3%, com 2.683 registros em todo o estado.

O recorde também se repetiu na capital paulista. Nos cinco meses deste ano, foram 5.041 roubos de veículos, consolidando o período com a menor marca da história. O total representa uma queda de 20,1% na comparação de janeiro a maio de 2023. Só no mês passado, aconteceram 1.097 registros, 8,7% a menos na comparação com um ano antes.

A zona sul teve a maior queda. Na área da 2ª Delegacia Seccional, que compreende as regiões do Ipiranga, Jabaquara, Vila Mariana e Heliópolis, a redução nesses crimes chegou a 37,9%. Nos cinco meses, foram 547 registros, ante 881 no mesmo período do ano passado.

Na área da 6ª Seccional, nas regiões de Santo Amaro, Parelheiros, Capão Redondo e Socorro, houve 1.104 roubos de veículos de janeiro a maio, queda de 24,2% na comparação com 2023, quando 1.456 automóveis foram levados por criminosos.

A queda também se estende ao centro da capital paulista, na área da 1ª Seccional. Neste ano, foram 90 roubos de veículos, redução de 45,5% na comparação com os cinco primeiros meses do ano anterior.

Desde o início da gestão, o trabalho das forças de segurança em todo o estado foi direcionado para combater os crimes contra a vida e os patrimoniais. Para isso, houve uma intensificação no patrulhamento, principalmente em pontos críticos com base nos indicadores criminais aliados à inteligência policial.

Além disso, a Polícia Civil intensificou as investigações e ampliou o combate ao crime organizado, prendendo integrantes e lideranças de quadrilhas que atuam no território paulista, em especial, de receptadores.

Veículos recuperados

Neste ano, as Polícias Civil e Militar recuperaram em todo o estado de São Paulo mais de 23,1 mil veículos. A quantidade representa um acréscimo de 20,3% na comparação com igual período de 2023, quando 19,2 mil veículos foram apreendidos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap