Semana da Nordestinidade contará com Festa Junina nas Bibliotecas Municipais de Sorocaba – Agência de Notícias

22 de junho de 2024 Off Por



21 de junho de 2024

16:07

Por: Mariana Campos

As famílias poderão participar gratuitamente, na próxima semana, da Semana da Nordestinidade, que vai contar com uma Festa Junina nas Bibliotecas Municipais de Sorocaba. A programação acontecerá na quarta-feira (26), às 14h, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro. Já na sexta-feira (28), no mesmo horário, o “arraiá” será na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a Semana da Nordestinidade foi instituída pela Lei Municipal nº 9.099/2010 e acontecerá de 24 a 30 de junho. O objetivo é divulgar e estimular o conhecimento da cultura e literatura nordestinas.

Além de uma decoração especial e música, principalmente do Nordeste, típica desta época do ano, a Festa Junina nas Bibliotecas Municipais de Sorocaba contará com jogos e brincadeiras típicas, como pescaria, tomba-latas, jogo de argolas, entre outros.

Já a programação da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, na sexta-feira (28), também contará com a participação especial de Mary Dantas Agostineli, nordestina de Patos (PB). Professora de Artes, pedagoga, folclorista, maestrina e radialista, com o Programa Raízes do Nordeste, na Cruzeiro FM, além de palestrante motivacional, Mary vai falar com o público sobre ritmos nordestinos. Em seguida, fará uma dança com fitas e finalizará com uma quadrilha.

A Festa Junina, também conhecida como Festa de São João, por celebrar a natividade de São João Batista (24 de junho), é a segunda maior comemoração de tradição popular e cultural realizada pelos brasileiros. Introduzida pelos portugueses, durante o período colonial (1500-1822), é celebrada no mês de junho em todo o País, principalmente nas vésperas das solenidades católicas de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje em dia são uma junção das culturas africana, europeia e indígena.

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723. Já a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.