Parque Estadual da Serra Furada completa 44 anos de criação e proteção da biodiversidade catarinense

20 de junho de 2024 Off Por

Foto: Adrio Centeno/ IMA

Localizado na região Sul do estado, na encosta da Serra catarinense, o Parque Estadual da Serra Furada é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado e foi criado em 20 de junho de 1980 para proteger a rica biodiversidade encontrada entre os municípios de Grão-Pará e Orleans.

Nesta quinta-feira, 20, a unidade celebra 44 anos de história, e sua equipe participará do I Workshop Mês Verde, alusivo ao mês do Meio Ambiente e organizado pela Fundação Ambiental de Orleans (FAMOR), para estudantes do município, onde serão abordados temas relativos às questões ambientais. No sábado, 22, um encontro com ex-moradores e vizinhos do parque também acontecerá na Sede Sul da unidade com o objetivo de resgatar a história local.

Sobre o parque

O Parque Estadual da Serra Furada tem 1.330 hectares e possui um fabuloso conjunto de montanhas, extremamente acidentadas, esculpidas durante milhões de anos pela ação da natureza e que testemunham a história evolutiva de nosso planeta.

A unidade de conservação tem este nome devido à existência de um monumento geológico formado de Arenito Botucatu que possui uma fenda com aproximadamente 45 metros de altura e 8 metros de largura, conhecido como Serra Furada. Além da geoforma que deu nome ao parque, tem também o Morro do Bugrinho, a Serra do Minador, o Garrafão, o Morro do Facão, o Gritador e o Morro da Forquilha, ponto culminante da Unidade de Conservação.

Em uma região encantadora, que guarda verdadeiros tesouros ambientais, geológicos e culturais, nos municípios de Grão-Pará e Orleans, o parque protege espécies florestais e da fauna que são raras e ameaçadas de extinção, tipos especiais de vegetação de altitude e florestas primárias de relevante importância para a regeneração florestal local.

:: Saiba mais sobre o Parque no Site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

O agendamento prévio para visitação de trilhas no Parque Estadual da Serra Furada é obrigatório. Informações pelo WhatsApp (48) 9.9172-8817 ou pelo e-mail: [email protected]