Equipes de saúde realizaram 118 atendimentos durante Festival de Quadrilhas Juninas

20 de junho de 2024 Off Por

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram 118 atendimentos durante o Festival de Quadrilhas Juninas, que aconteceu entre os dias 10 e 19 de junho, na Praia do Cabo Branco. O evento faz parte do São João Multicultural de João Pessoa.

A assistência foi prestada pelas equipes da atenção à saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Camarim da Saúde, estrutura montada exclusivamente para ofertar cuidados e primeiros socorros à população que foi prestigiar o evento.

Do total, 108 atendimentos foram casos clínicos e 10 devido a traumas. Os dias com maior quantidade de pessoas atendidas foram na segunda (17) e terça-feira (18), com 27 e 23 atendimentos, respectivamente. Já a menor quantidade foi registrada nos dias 14/06 e 19/06, com três atendimentos em cada dia.

Os principais atendimentos realizados foram por conta de mal estar, náusea, crise de ansiedade, hipertensão, hipotensão, crise asmática, escoriações, ferimento, corte, trauma, entre outros. Apesar da assistência no local, foram necessárias oito remoções para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania e hospitais da rede pública e privada.

“Mais um ano, em mais um evento realizado pela Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria de Saúde disponibiliza suas equipes para ofertar uma melhor assistência à população durante as festividades. Nossas equipes estão in loco para prestar o socorro necessário e nossa rede segue estruturada e com os profissionais de plantão para atender todos que precisarem”, destaca a diretora de Atenção à Saúde, SMS, Alline Grisi.

O Camarim da Saúde também estará montado para atender aos pessoenses e turistas que forem aproveitar o São João no Parque Solon de Lucena, que começa nesta quinta-feira (20) e contará com a apresentação de grandes nomes da música paraibana e brasileira. No espaço serão ofertados atendimentos médico e de enfermagem, vacinação contra a Covid-19 e outras doenças, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV e Sífilis, além de outros serviços.

Samu-JP – Entre os dias 20 e 24 de junho, o Samu JP estará com uma equipe composta por 13 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutor socorrista e coordenador. Esses profissionais estarão atuando em sete veículos extras, sendo duas ambulâncias (uma Unidade de Suporte Básico – USB e uma Unidade de Suporte Avançado – USA), duas duplas de motolâncias e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).

Esses veículos estarão localizados ao lado do monumento da Lagoa, próximo aos coqueiros (VIR, USB e dupla de motolância Delta) e, ao lado esquerdo do palco, próximo a saída de emergência (USA e dupla de motolância Charlie).