Agência Minas Gerais | Governo viabiliza investimentos para ampliação e melhorias em sistemas de esgotamento sanitário em municípios mineiros

20 de junho de 2024 Off Por

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), vem viabilizando acesso ao esgotamento sanitário por meio de investimentos em obras em diversos municípios mineiros. Nesta semana, mais dois municípios tiveram suas obras concluídas para ampliação e acesso aos serviços de saneamento: Glaucilândia, no Norte de Minas e Cana Verde, no Sul do estado.

Em Cana Verde, foram entregues obras de infraestrutura para esgotamento sanitário que tiveram recursos aplicados de cerca de R$ 310 mil provenientes de emendas parlamentares e da prefeitura local. As obras de ampliação da rede de coleta de esgoto estão localizadas no bairro Lava pés e vão beneficiar cerca de 1.500 famílias. O sistema é composto por coletoras de esgoto e interceptor.

Já em Glaucilândia, foram entregues Sistema Ecológico de Saneamento Básico Rural utilizando o Tanque de Evapotranspiração (Tevap) e o Círculo de Bananeiras. Os investimentos em Glaucilândia chegam a R$ 560 mil provenientes de emenda parlamentar e da prefeitura do município.

O Sistema atende às comunidades rurais de Cava do Curral, Caiçara, Barra da Caiçara e Tabocal, beneficiando diretamente 88 famílias residentes em áreas rurais.

O subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, destaca a importância de ações e projetos para o tratamento de esgoto no âmbito urbano e rural. “Precisamos estruturar soluções alternativas às diversas realidades dos municípios mineiros, soluções sustentáveis, que visem à destinação ambientalmente correta dos efluentes sanitários”, afirma.

Para a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Isabela Meline, é necessário levar políticas públicas de saneamento básico para as áreas rurais. “Isso permite que possamos estabelecer prioridades e ações de curto, médio e longo prazo. Precisamos garantir, dentro de um modelo de gestão eficiente, o acesso ao esgotamento sanitário, de forma a proporcionar melhorias de qualidade de vida às pessoas e ao meio ambiente” destaca.

Para o prefeito de Cana Verde, Aender Anastácio de Morais, o investimento feito é de extrema importância. “Com as novas obras, boa parte da população urbana de Cana Verde será atendida. O esgoto doméstico chegará até a Estação de Tratamento de Esgoto de acordo com as normas ambientais”, observou.

Já o prefeito de Glaucilândia, Herivelto Alves Luiz, destacou a grandiosidade do projeto junto às comunidades rurais locais. “O trabalho trouxe melhorias significativas à população, uma vez que os efluentes sanitários estão sendo tratados de forma eficiente”, disse.