Prefeitura de João Pessoa orienta sobre quais vacinas fazem parte do calendário da gestante

17 de junho de 2024 Off Por

Um cuidado e carinho que começam ainda na barriga das mamães. As vacinas que integram o calendário da gestante são essenciais para prevenir problemas graves com a saúde da mãe e do bebê. É por meio da vacinação que os anticorpos da mãe (agentes de defesa), são transferidos através da placenta, durante a gestação, e após o nascimento, pelo leite materno.

Nem toda a vacina pode ser administrada durante o período gestacional, sobretudo, as que são recomendadas, são seguras e eficazes. O calendário da gestante é composto pelas seguintes vacinas: Hepatite b, Difteria e Tétano (dT) e a Difteria, Tétano, Pertussis (dTpa – acelular). Ainda, há as vacinas de campanhas que também são recomendadas para gestantes e puérperas e, protegem contra Covid-19 e Influenza.

“A mulher deve levar o cartão de vacina para avaliação com o profissional de saúde a cada gestação. Essa proteção é transferida para o bebê por meio da placenta e leite materno, desta forma, quando temos uma mãe protegida, temos um bebê protegido também”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Graças à vacinação de gestantes, o Brasil conseguiu eliminar o tétano neonatal e materno. Importante enfatizar que as vacinas que protegem contra tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela (catapora), dengue e HPV são formalmente contraindicadas para gestantes. “Por isso orientamos sobre a importância do acompanhamento médico e da avaliação da caderneta de vacinação como rotina”, completou o coordenador.

A vacina que protege contra Covid-19, entrou na programação vacinal de rotina, de crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte do grupo prioritário.

Para as pessoas que integram o grupo prioritário, a vacinação contra Covid-19 passou a ser anual. Já para indivíduos imunocomprometidos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos, a recomendação é uma dose por semestre, com no mínimo seis meses da administração da última dose do imunizante.

Documentação – Para a vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (17):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de Campanha ( Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)