Guarda Municipal forma agentes em adestramento e operações com cães – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

17 de junho de 2024 Off Por

Os agentes participaram do curso durante um pouco mais de um mês – Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, na manhã desta segunda-feira (17/6), a cerimônia de formatura de oito agentes que concluíram o Curso de Adestramento e Operações com Cães. São seis guardas municipais do Grupamento de Operações Cães de Guarda (GOC) que ainda não possuíam a qualificação específica necessária para atuação no grupamento e dois fuzileiros navais.

O evento ocorreu no Grupamento de Operações Especiais (GOE), na sede da GM-Rio, em São Cristóvão, e contou com a participação do chefe de gabinete, inspetor regional José Pedro Filho; do coordenador de atividades especiais (CAE), inspetor Airton Ramos; e dos comandantes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e de Operações com Cães (GOC), subinspetores Alex Abrantes e Wanderson Sermud, respectivamente. Familiares e convidados dos formandos também participaram da cerimônia, que contou com participação especial da Banda de Música GM-Rio.

O curso foi realizado entre os dias 5 de maio e 14 de junho, Nesse período, os guardas receberam instruções de adestramento; faro de entorpecente; intervenção tática com cães; controle de distúrbios com emprego do cão; show dog; aph em combate; aph k9; ações e procedimentos profiláticos; emprego do cão no cenário de operações; conduta de patrulha com cão; segurança no trabalho com emprego do cão; legislação, entre outras.

Eles também participaram de visitas técnicas, nos dias 8 e 10 de junho, na Seção de Operações com Cães da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e na Divisão de Ações com Cães (DAC) do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase), do Governo do Estado. Além dessas visitas, os alunos participaram de uma capacitação realizado pelo Grupamento de Operações Especiais (GOE) da GM-Rio.

Marcações: adestramento Agente cachorro cÃO curso GM Guarda Municipal operação