‘Agendamento com seis meses de antecedência’

17 de junho de 2024 Off Por

Mikaele Souza/Arquivo Pessoal

Durante a temporada de São João, a procura pelo trabalho de maquiadores na Paraíba aumenta potencialmente por causa dos festejos juninos. Prova disso é a agenda da maquiadora Mikaele Souza, de Campina Grande, que conta com os horários de atendimento lotados desde o mês de maio.

“O mês de junho realmente é um dos mais lucrativos. Eu fiz um comparativo do ano passado e vi que o mês de junho e o mês de dezembro são os meses mais lucrativos na nossa área. Algumas pessoas já nos procuraram através do WhatsApp para agendar com seis meses de antecedência”, revela Mikaele, que maquia desde de 2016.

De acordo com a maquiadora, não seria exagero comparar o lucro da época do São João com o do Natal. “Fazendo um balanço, mês de junho e dezembro são muito semelhantes em relação à entrada de lucros na minha empresa”, relata.

Preços das maquiagens

Os preços das maquiagens podem ser influenciados por uma série de fatores: a experiência e qualificação do profissional dentro do mercado, atendimento realizado em domicílio, custo de deslocamento, entre outros.

“A minha maquiagem tem um preço fixo e, a depender, se a pessoa quiser, por exemplo, a aplicação de pedrarias muito trabalhadas, algo mais artístico, a gente cobra um valor específico para isso”, conta Mikaele.

No que diz respeito à temporada de São João, os valores das maquiagens também sofrem alterações.

“A única variação de valor que tem de maquiagem social é durante a semana do São João, onde é cobrada uma taxa a mais porque realmente a procura é muito maior. Eu fiz um pequeno reajuste e minha maquiagem ficou R$ 180 durante o São João”, explica a maquiadora.

Modelos de maquiagem mais pedidos no São João

Mikaele Souza/Arquivo Pessoal

Quando o assunto é tendências de maquiagem para curtir o São João, Mikaele Souza fala dos pedidos que mais recebe das clientes.

“As maquiagens mais marcantes, com os olhos com bastante brilho e um delineado gatinho, um delineado foxy esfumado ou um delineado foxy bem delimitado também com delineador. Elas gostam bastante”, detalha.

Os pedidos também seguem uma tendência na qual é utilizado muito brilho. “Acompanhado de glitter, porque o pessoal ama brilho e iluminado na pele. É bem evidente nessas ocasiões, o pessoal pede muito”, afirma a maquiadora.

Dicas para maquiadores iniciantes

“Se eu estivesse começando hoje, eu falaria para buscar um curso com embasamento teórico completo, que traga tudo que a pessoa precisa para atuar como maquiadora de forma efetiva e com total segurança para atender qualquer cliente, qualquer estado de pele e tipo de olho”, expõe a maquiadora, que hoje abre espaço em seu estúdio para aulas individuais teóricas e práticas.

“Precisa-se de um curso com visagismo, cosmetologia, colorimetria principalmente, entender sobre atendimento ao cliente, entender sobre marketing digital, fotografia e iluminação, edição de vídeo e foto… O curso tem que ser bem completo para que realmente ensine o aluno com o pensamento de empresário”, diz Mikaele, que começou a atuar no mercado da maquiagem através da venda de cosméticos.

“E entender não só de maquiagem, mas abrir o seu olhar para essa parte de marketing digital, que é realmente necessário hoje para você alavancar os resultados e ter mais lucros na área da maquiagem”, complementa a profissional.