Agência Minas Gerais | Tecnologias para o Vale do São Francisco são o tema da próxima etapa do Circuito Mineiro de Inovação

17 de junho de 2024 Off Por

A próxima etapa do Circuito Mineiro de Inovação para o Agro será realizada no município de Buritizeiro, Norte de Minas, na próxima quinta-feira (20/6), abordando as inovações tecnológicas nos segmentos da pecuária, soja, fruticultura e silvicultura, atividades que se destacam na região do Vale do São Francisco.

O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro.

As etapas são realizadas no formato presencial e, para esta edição, as inscrições já podem ser feitas pela plataforma Sympla, neste link, onde também está disponível a programação completa.

O encontro de Buritizeiro é o quarto de uma série inicial de cinco eventos, que compõem o Circuito de Inovação Tecnológica para o Agro, promovido em parceria com diversas instituições.

Segundo o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Caio Coimbra, o objetivo dos encontros é apresentar tecnologias acessíveis aos produtores rurais, nas suas variadas atividades e escalas de produção.

“Além das palestras com especialistas, estão previstas apresentações de startups, demonstrações práticas, exposição de produtos e serviços e oportunidades de negócios”, detalha o subsecretário.

Os temas de cada evento foram escolhidos após um amplo levantamento em todas as unidades regionais da Emater-MG e com as gerências regionais do Sistema Faemg, identificando as principais demandas dos produtores rurais.

Nos encontros anteriores, realizados em Uberaba, Passos e Uberlândia, já foram abordados o papel da tecnologia na modernização do agronegócio e o uso das inovações tecnológicas na agricultura familiar e a utilização dos drones agrícolas, respectivamente.

“A programação do encontro de Buritizeiro está dividida em duas etapas. Na parte da manhã, serão abordadas as inovações tecnológicas para a pecuária, que é bastante diversificada na região do Vale do São Francisco. Os temas serão direcionados para a criação de bovinos, piscicultura, apicultura, suínos e aves. Já na parte da tarde, as abordagens serão direcionadas para a cultura da soja, fruticultura e silvicultura”, explica Caio Coimbra.

O evento em Buritizeiro conta com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Sistema Faemg e da Abanorte.

A próxima etapa do Circuito Mineiro de Inovação para o Agro será realizada no município de Pitangui, no dia 14/8.