Agência Minas Gerais | Copasa realiza obra para substituição de interceptor de esgoto na Pampulha

17 de junho de 2024 Off Por

A Copasa inicia, na tarde desta segunda-feira (17/6), obras de melhoria na região da Pampulha. Para garantir o pleno funcionamento do interceptor de esgoto – que é uma rede de grande diâmetro responsável por receber o esgoto coletado na região e conduzi-lo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça –, a companhia vai substituir o trecho da tubulação localizada no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.

As obras visam maior proteção ao sistema e renovação da tubulação, construída há mais de 30 anos, de forma evitar que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em um eventual extravasamento da rede.

Com investimentos da ordem de R$ 13 milhões, as intervenções serão realizadas com uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo, cuja execução é totalmente subterrânea, com a tubulação sendo implantada por meio de um túnel que atravessará por baixo da Avenida Antônio Carlos, gerando menos impacto e transtornos para a população.

Com profissionais devidamente treinados e capacitados, a companhia vai implantar aproximadamente 175 metros de interceptor, alterando o diâmetro original para 1.800 milímetros, o que garantirá a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.

Devido à complexidade dos serviços, as obras, que ficarão concentradas na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, serão realizadas em etapas.

As equipes vão trabalhar 24 horas por dia, para agilizar o processo. A previsão é que todo o serviço seja concluído em oito meses.

Apesar de, em algumas etapas dos serviços ser necessária a interdição da via em um pequeno trecho da Avenida Octacílio Negrão de Lima, entre à Alameda das Latânias e a Avenida Presidente Carlos Luz, o impacto no trânsito será mínimo para quem transita pelo local.

No decorrer da execução dos serviços, a Copasa manterá a população informada sobre as novas etapas em andamento e, quando necessário, sobre as interdições e alterações no trânsito da região.