Programa Luz Maravilha ilumina as principais vias da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

14 de junho de 2024 Off Por

A Linha Vermelha iluminada – Fábio Motta/Prefeitura do Rio

Criado para viabilizar a modernização do parque de iluminação da cidade do Rio de Janeiro, o programa Luz Maravilha, uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Rioluz e a subconcessionária Smart Luz, já proporcionou uma nova iluminação em algumas das principais vias do município. As avenidas Brasil, Presidente Vargas e Cesário de Melo, além da Linha Vermelha são exemplos de locais que passaram a contar com as já conhecidas luminárias de LED.

Ao longo dos seus 25 km de extensão, a Linha Vermelha ganhou 2.300 pontos de LED. A Rioluz também elaborou um projeto antifurto nas caixas de passagem de fios e substituiu oito mil metros de cobre por alumínio, com menor valor comercial, na tentativa de coibir os furtos.

A Avenida Presidente Vargas, no Centro – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

 

A Avenida Brasil recebeu 6.062 pontos de LED. Do Caju até o Viaduto Oscar Brito são 52 câmeras de monitoramento. No Centro do Rio, a Avenida Presidente Vargas passou a contar com 400 pontos de LED. Já a Avenida Cesário de Melo, na Zona Oeste, tem 730.

A substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, mais claras e eficientes, traz mais segurança às ruas e melhora a qualidade da ambiência urbana, destacando ainda mais as belezas do Rio. Além disso, a troca representa uma economia aos cofres públicos já que o LED precisa de bem menos energia para iluminar.

Categoria:

  • 14 de junho de 2024
  • Marcações: Avenida Brasil Avenida Cesário de Melo Avenida Presidente Vargas Iluminação LED Linha Vermelha programa luz maravilha rioluz