Projeto “Rio vai à Escola” é levado a crianças do CEI-8 – Agência de Notícias

13 de junho de 2024 Off Por



13 de junho de 2024

17:33

Por: Mariana Campos

 

Crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil “Professor Messiah Professor Ribeiro de Noronha Cunha” (CEI-08), localizado na Vila Progresso, participaram, na quarta-feira (12), do projeto “Rio vai à Escola”. O objetivo foi apresentar às seis turmas da unidade de Educação Infantil a biodiversidade do Rio Sorocaba e sensibilizá-las sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade.

A iniciativa de Educação Ambiental é realizada, durante o ano todo, pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Uma das estratégias utilizadas foi a apresentação de uma peça teatral. Com o rio montado no meio da sala de aula, um dos monitores da equipe narra a história do rio e apresenta quais são os animais que vivem nele, como os peixes, aves e cágados, e quais os cuidados que devemos ter em casa, como, por exemplo, jamais jogar o óleo de cozinha usado na pia, para não contaminar o Rio Sorocaba e evitar entupimento de encanamento das casas.

Durante a ação, os alunos também conheceram de perto alguns peixes que habitam o Rio Sorocaba, quando puderam fazer o manuseio de espécies fixadas em solução (para manutenção de sua forma original) e, utilizando uma lupa, observar suas estruturas e aprender sobre suas principais características, além de observar algumas espécies de aves.

As crianças ainda tiveram a oportunidade de saber de que forma, no cotidiano, podem contribuir para a manutenção das nascentes, córregos, rios e lagos da cidade, além das florestas e matas ciliares.

Mais informações sobre o projeto “Rio vai à Escola” podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280.