Prefeitura forma primeira turma do curso “Elas na Construção” e tem inscrições abertas para próxima edição – Agência de Notícias

12 de junho de 2024 Off Por



12 de junho de 2024

18:48

Por: Evelyn Azevedo

As alunas do programa de capacitação “Elas na Construção” receberam, na noite de terça-feira (11), durante cerimônia de formatura realizada na sede do Sebrae Sorocaba, o certificado de conclusão da capacitação para trabalhar na área da construção civil. As inscrições para a próxima turma já estão abertas, com vagas são limitadas. As interessadas devem se inscrever pelo link: https://abre.ai/elasnaconstrucao2.

O curso, que formou 19 alunas nesta primeira edição, teve início em setembro do ano passado e foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) de Sorocaba, Senai, Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP), Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon–SP), DD Máquinas, Centro Universitário Facens, Caixa Econômica Federal, Splice, Guia do Construtor, Construtora Planeta, Hidráulica Tropeiro, Saint Gobain, Votorantim Cimentos, HubLar, Agência Atua e Tigre.

A iniciativa possibilitou que algumas das formandas já saíssem da qualificação com vagas de emprego garantidas, como Juliana Ribeiro Sanches, de 40 anos, que conseguiu uma oportunidade após anos fora do mercado de trabalho. “Sou mãe solteira de três moças, sendo duas deficientes visuais total, e dediquei meu tempo a elas, sem oportunidade de estudar por motivos financeiros. O projeto foi uma oportunidade de ouro, mostrou que somos capazes de fazer o que quisermos e foi um desafio que superou minhas expectativas. Quando ouvi que estava contratada foi uma alegria imensa e a sensação de alívio como: eu sou capaz, eu consegui chegar lá, e posso ir além”, declarou Juliana, que agora pretende realizar o sonho de cursar Engenharia Civil.

A qualidade do ensino foi o diferencial para o bom desemprenho das novas profissionais da área. Semíramis Monteiro Ursini, de 57 anos, também concluiu o curso e elogiou o suporte oferecido às alunas. “Estou muito feliz pela oportunidade. Esse projeto está ajudando muitas mulheres que querem e precisam trabalhar a encontrarem seu lugar no mercado de forma digna e com base técnica. Somente tenho a agradecer, para que todos os envolvidos sejam muito abençoados”, disse.

Voltada às mulheres acima de 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a próxima capacitação inclui aulas de técnicas de construção de alvenaria; de instalação de piso vinílico; de argamassas, rejuntes e impermeabilizantes e de hidráulica; além de matérias sobre NR 18, inteligência emocional e empoderamento.

As vagas para a segunda edição são limitadas, com aulas previstas para terem início em agosto deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238-2503.