Pronatec e Centro Paula Souza: inscrição para cursos técnicos gratuitos vai até dia 16

11 de junho de 2024 Off Por





Podem concorrer a uma vaga em seis opções de cursos técnicos jovens com Ensino Médio completo na rede pública ou bolsistas



Alunos de cursos técnicos em Etec
Seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição, tendo como prioridade beneficiários de programas sociais | Foto: Roberto Sungi

Os interessados em concorrer a uma das 400 vagas em cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza (CPS), oferecidos na capital paulista por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), devem fazer as inscrições até este domingo (16).

A iniciativa é voltada a jovens que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Não há cobrança de taxa e nem Vestibulinho. Para inscrever-se nos cursos é necessário preencher um formulário.

Com duração de três semestres, as formações oferecidas estão distribuídas entre as áreas de Gestão e Negócios (Administração, Logística, Marketing e Recursos Humanos) e Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas e Informática).

As aulas serão ministradas em 10 Etecs ou classes descentralizadas de Etecs em escolas estaduais (EE) da Secretaria da Educação (Seduc-SP), localizadas em diferentes regiões da capital.

Seleção e bolsa-auxílio

Financiado pelo Ministério da Educação (MEC), o Pronatec tem como foco jovens de baixa renda. O participante do programa recebe um subsídio financeiro para auxiliar na alimentação e no transporte. O valor é calculado com base na frequência das aulas e pode chegar a R$ 500 mensais, sendo depositado exclusivamente na conta corrente do beneficiário.

A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição, tendo como prioridade beneficiários de programas federais de transferência de renda. Os detalhes estão disponíveis na página cps.sp.gov.br/pronatec.

A lista de classificação será divulgada no dia 25 de junho. O candidato convocado receberá um e-mail com as instruções para matrícula. O início das aulas está previsto para 24 de julho.

Confira relação de locais e cursos:

Unidade Endereço e Bairro Curso Vagas
Etec Prof. Camargo Aranha Rua Marcial, 25 – Mooca Marketing – Noite 40
Etec Prof. Aprígio Gonzaga (EE Esther Frankel Sampaio) Rua Tujuba, 1475 – Penha de França Administração – Noite 40
Etec Carolina Carinhato Sampaio Rua Frederico Grotte, 322 – Jardim Vergueiro Administração – Tarde 40
Etec de Sapopemba (EE Stefan Zweig) Rua Genaro Arila Arensanz, 225 – Vila Ivone Recursos Humanos – Noite 40
Etec de Heliópolis Estrada das Lágrimas, 2.461 – Bairro São João Clímaco Informática – Noite 40
Etec Parque Belém Rua Ulisses Cruz, 85 – Tatuapé Logística – 20% online – Noite 40
Etec Abdias do Nascimento Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/n – Jardim Parque Morumbi (Paraisópolis) Desenvolvimento de Sistemas – 20% online – Noite 40
Etec São Mateus Rua Soledade de Minas, 87 – Jardim São Cristóvão Desenvolvimento de Sistemas – Tarde 40
Etec Uirapuru Rua Nazir Miguel, 779 – Jardim João XXIII Administração – 20% online – Noite 40
Etec Professora Doutora Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara Rua Ambrósia do México, s/n – Pirituba Administração – Noite 40