Prefeitura orienta sobre a importância da vacinação de pessoas acamadas

10 de junho de 2024 Off Por

Cuidar de pacientes restritos ao leito é uma tarefa que requer uma atenção especial. Entre as diversas atividades, alguns compromissos não podem ser esquecidos, é o caso da vacinação, que para as pessoas acamadas a atenção é diferenciada. Os responsáveis por pessoas restritas ao leito devem observar a programação de vacina anual para garantir e manter a prevenção em dia.

A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza o número (83) 98645-7727 para fazer o agendamento por WhatsApp. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Dependendo do quadro clínico, orientação médica e recomendação do Programa Nacional de Imunização, além das vacinas que fazem parte do calendário de rotina (hepatite B, difteria e tétano e tríplice viral), a população com idade acima de 60 anos em condições clínicas especiais (acamados ou moradores de lar de idosos), podem tomar a pneumocócica 23-valente. A dose única imuniza contra meningite, sepse pneumonias, sinusite, otite e bronquite. São recomendadas também as vacinas de campanha, que protegem contra Covid-19 e Influenza.  

“A porta de entrada de assistência na rede municipal são as unidades de saúde da família. Os responsáveis do idoso ou da pessoa acamado podem solicitar uma visita de um profissional de saúde, que vai atender e agendar a visita para garantir a vacinação e ainda, se houver necessidade, fazer outros encaminhamentos necessários para complementar e garantir o cuidado integral desse paciente”, esclareceu Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. “A Prefeitura conta ainda com equipes do Serviço de Atenção Domiciliar, que atende os usuários já cadastrados”, completou.

Em João Pessoa, todas as salas de vacinas seguem promovendo a busca ativa e garantindo uma assistência integral e humanizada a toda população nesta segunda-feira (10). A atualização da caderneta pode ser feita nas unidades de saúde da família, policlínicas municipais e no Centro de Imunização, no bairro da Torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.

A Prefeitura dispõe também de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que também conta com um ponto extra, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Documentação – Para vacinação, é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (10):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Apenas as vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas as vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)