Agência Minas Gerais | Estado apresenta o Sei!MG Municípios no 39º Congresso Mineiro de Municípios

9 de junho de 2024 Off Por

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou, nesta quarta-feira (5/6), o Sei!MG Municípios, durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios. A ferramenta foi lançada pelo Governo de Minas nesta semana, para compartilhar com as cidades mineiras o sistema de tramitação digital de documentos já utilizado no Estado, e exposto às prefeituras durante o evento realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), e que reuniu cerca de 10 mil pessoas durante dois dias no Expominas, em Belo Horizonte, entre eles mais de 600 prefeitos.

O Sei!MG Municípios já foi aderido por três prefeituras – Extrema, no Sul de Minas, e Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço –, que assinaram uma manifestação de interesse de participação no projeto piloto do sistema no dia 3/6. Durante a semana, outras 20 prefeituras já se cadastraram interessadas em aderir. 

Seplag-MG / Divulgação

A apresentação da Seplag-MG para as prefeituras participantes no Congresso Mineiro de Municípios foi realizada em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), no painel Transformando o Estado brasileiro por meio do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN).

“Foi uma oportunidade para disseminarmos o sistema entre os prefeitos de mais de 800 municípios mineiros, fortalecendo a tramitação digital de documentos em Minas Gerais, que é uma medida de redução de custos e otimização de processos”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Foram demostrados os resultados já alcançados pelo Estado com o Sei!MG, os benefícios da expansão do projeto para os municípios, o processo de implantação e o passo a passo para formalização da adesão, entre outros pontos. As prefeituras interessadas em aderir podem se manifestar por meio deste link.

Sei!MG Municípios

A expansão do sistema para municípios foi articulada a partir do ProPEN, que busca promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por meio da cessão de uso não onerosa das soluções informatizadas de processo eletrônico disponibilizadas pelo governo federal.

Em maio deste ano, o Sei!MG atingiu a marca de 80 milhões de documentos na base de dados. Ao todo, 75 órgãos e entidades estaduais estão inseridos no sistema. São mais de 110 mil servidores do Governo de Minas cadastrados e cerca de 200 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

O Sei!MG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital. A medida gerou economia com caixas de arquivo, pastas, móveis, impressão, além de materiais de escritório como carimbos e grampos.

Cidades do Futuro

O Sei!MG Municípios é também uma das frentes do “Cidades do Futuro”, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Seplag-MG, que potencializa a transformação digital no Estado por meio de processos eletrônicos e soluções que contribuem com a promoção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.