5 dicas de estudo para quem vai fazer o concurso da Cagepa

9 de junho de 2024 Off Por

Foto: Divulgação / Cagepa

O edital do concurso público da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi publicado nesta quinta-feira (6). O certame conta com 80 vagas imediatas para cargos de níveis médio técnico e superior, com salários que vão de R$ 2.953,66 a R$ 12.002 e está sendo organizado pela Cebraspe.

Com a data da prova marcada para o dia 1º de setembro, o Jornal da Paraíba entrevistou a especialista em concursos Paula Miguel e reuniu nesta matéria 5 de dicas de como potencializar o estudo para quem vai realizar o concurso da Cagepa.

VEJA TAMBÉM:

Saiba qual é o método de estudo ideal para você

A definição de método de estudo ideal varia de pessoa para pessoa. Antes de tudo, o indispensável é que o candidato realize uma autoanálise de aprendizado e defina o método de estudo que mais lhe traz resultados.

“Existem candidatos que aprendem melhor de forma visual, então o melhor é estudar através de mapas mentais. Já aquele candidato que gosta de ler, deve optar pelos livros, o conteúdo na íntegra. E para os que aprendem ouvindo, é bom fazer resumos e ler em voz alta”, exemplifica a especialista Paula Miguel.

Priorize o mais importante

Antes de formular um cronograma de estudos, é preciso que o candidato leia o edital e esteja por dentro de todo o conteúdo a ser cobrado na prova. Esse é o trabalho que possibilita a visão geral do assunto da prova e a compreensão do que precisa ser priorizado.

“E a partir daí, você começa a estudar colocando metas diárias para atingir tantos conteúdos por dia. E aquele conteúdo que você vai tem mais dificuldade, você gasta mais horas para poder cumprir ele por completo”, explica a profissional.

Crie um cronograma de estudos

De acordo com a especialista em concursos Paula Miguel, o cronograma ideal é aquele que o candidato consegue cumprir de acordo com a disponibilidade de tempo dentro da sua rotina.

“O candidato precisa cumprir metas. A partir do momento que ele faz uma verticalização do edital, ele já sabe exatamente quantos assuntos, quantos tópicos ele precisa vencer em determinado prazo. O ideal é que ele cumpra esse prazo pelo menos até uma semana antes da prova”, adverte.

A especialista ainda evidencia que, dentro do cronograma de estudos, a melhor opção é começar a estudar pela teoria e finalizar com as questões com foco na banca.

Exercite o hábito da leitura

Para ter um bom desempenho na prova discursiva do concurso da Cagepa, o candidato precisa desenvolver a habilidade de realizar uma análise crítica do conteúdo que vai ser abordado.

“O aconselhado para começar a ter essa abordagem crítica é primeiro exercitar o hábito da leitura, sempre estar atento a sites de notícia e aos jornais, porque a partir desse conhecimento você vai conseguir fazer uma análise [crítica] perante o conteúdo que vai ser exposto no dia da sua prova”, aconselha Paula.

A profissional também destaca a importância da coerência dentro da prova discursiva e de não se mostrar contraditório à tese que for defender. “Muita atenção para o candidato seguir uma linha fiel do início ao fim”, enfatiza.

Resolva questões

Para potencializar o desempenho na prova objetiva do concurso da Cagepa, é imprescindível que a resolução de questões esteja presente dentro do seu cronograma de estudos.

“É fazer um ciclo de teoria e questões, tá? Começa com teoria, finaliza com questões. É muito importante colocar uma meta diária, a meta [de questões] que você precisa cumprir e fazer simulados para poder entender se o método de estudo que você usa está lhe dando um retorno positivo”, conclui.