Ronda Maria da Penha atua em dois casos de descumprimento de medida protetiva, nas zonas Norte e Sul – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

8 de junho de 2024 Off Por

Equipes da Ronda Maria da Penha atuaram em duas ocorrências de descumprimento de medida protetiva expedida contra homens, na sexta-feira (7/6), em bairros das zonas Norte e Sul da cidade. Nos dois casos, as vítimas já são assistidas pela Guarda Municipal do Rio e acionaram os guardas da Ronda Maria da Penha.

O primeiro suspeito era namorado da vítima e foi detido em um shopping da Zona Sul da cidade. Ele não podia se aproximar da vítima. Após o flagrante, ele detido e conduzido para 14a DP (Leblon), onde a ocorrência foi registrada e ele ficou preso.

O segundo caso envolveu um homem e sua ex-companheira, ambos com 30 anos, na Zona Norte do Rio. Eles têm um filho em comum que tem deficiência e o suspeito foi informado por uma mediadora que mãe  iria levar o filho, de 11 anos, a uma consulta médica. Ele apareceu na unidade hospitalar com a justificativa de acompanhar o atendimento da criança.  Porém, a vítima se sentiu ameaçada e acionou a Ronda Maria da Penha, pois ele também está proibido de se aproximar dela. Os dois foram conduzidos para a 19a. DP (Tijuca), onde o caso foi registrado.

Com estas ocorrências, chega a quatro o número de flagrantes do tipo só nessa semana. Os dois outros casos aconteceram nos dias 5 e 6 de junho, sendo praticados por companheiro e filho das vítimas, os dois casos na Zona Norte. E em um dos casos, o homem chegou a agredir a mulher.

A Ronda Maria da Penha já registrou em três anos de operação, desde março de 2021, 84 prisões, sendo a maioria por descumprimento de medida protetiva. Ao longo desse período também foram registradas mais de 41 mil ações de acolhimento a vítimas de diversos tipos de violência doméstica e 6.044 mulheres já foram assistidas pelas equipes da GM-Rio.

Categoria:

  • 8 de junho de 2024
  • Marcações: Guarda Municipal do Rio medida protetiva Ronda Maria da Penha Zona Norte Zona Sul