Prefeitura de Sorocaba anuncia construção de Minicidade de Trânsito no PTS – Agência de Notícias

7 de junho de 2024 Off Por



7 de junho de 2024

13:50

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Fotos: Michelle Alves e CADI

 

A Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta sexta-feira (7), a construção de uma Minicidade de Trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na Zona Norte. A iniciativa é voltada às ações educativas de trânsito, sendo que as obras já tiveram início e têm prazo de seis meses para serem concluídas.

O investimento é de R$ 1,9 milhão, por meio de financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), e faz parte do programa municipal “Sorocaba Tem Pressa”, criado pela atual Administração Municipal para conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e implementar novos empreendimentos nessa área.

A construção da Minicidade de Trânsito está a cargo da empresa Imprej Engenharia, vencedora de licitação, sob o gerenciamento da equipe do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead). Os serviços incluem implantação de piso de concreto, drenagem, sinalização e iluminação, além de instalação de equipamentos para uso do público.

A obra reproduzirá um circuito de trânsito, para ser utilizado pelo público infantil, para fins de simulação de situações comuns vivenciadas na área urbana, para a melhor compreensão das crianças. Haverá semáforo, radar, carrinhos elétricos, entre outros dispositivos.

O espaço será, inclusive, usado para ações da equipe do setor de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), em conjunto com o PTS. Primeiro, os participantes assistiriam a uma aula teórica em sala de aula do PTS e, depois, executariam os ensinamentos na Minicidade de Trânsito, de forma prática. Ou seja, a proposta é estimular as crianças para que adotem comportamentos seguros nas diferentes formas de deslocamento, como pedestres, ciclistas e usuários do transporte público.

Desse modo, conforme a Semob, a Minicidade de Trânsito constitui-se como importante ferramenta, sensibilizando as crianças para a convivência segura no trânsito, como parte de uma ação multiplicadora de consciência sobre mobilidade urbana mais sustentável e eficiente, que respeite os cidadãos em seus deslocamentos.