PMJP dá exemplo ao fazer campanha contra as fogueiras

7 de junho de 2024 Off Por

Francisco Franca

A prefeitura de João Pessoa faz um aceno importante para sociedade e dá exemplo ao desestimular as fogueiras nas ruas da cidade nesse período junino.

Nas redes sociais, disse “Cuidado para não se queimar nesse São João! Evite acender fogueiras. A fumaça piora os quadros de saúde de pessoas com doenças respiratórias, principalmente crianças e idosos”.

A postagem foi feita logo depois da Assembleia Legislativa revogar legislação que as proibia. Com medo da opinião pública, que resgata a tradição para justificar a volta das fogueiras, os deputados aprovaram um retrocesso.

Uma tradição individual ou de grupos que prejudica a maioria, que está em desconexão com o tempo, deve ser adaptada, modificada ou extinta. Talvez, deve mesmo ficar apenas na memória afetiva ou nas histórias.

As fogueiras, do jeito que já foram um dia, não cabem mais. Sobrecarregam o sistema de saúde, estimulam a compra e venda de madeiras ilegais, poluem o meio ambiente. Há vários motivos negativos para deixar esse hábito na cenografia e nos desenhos, assim como foram os balões.

Em nome da tradição, até um dia desses as mulheres tinham que pedir autorização do marido para fazer laqueadura; ou viam seus algozes serem absolvidos pela defesa da honra. Em nome da tradição, do charme o cigarro matava milhões de câncer de pulmão.

A sociedade evolui e as mudanças são necessárias para o bem comum. A AL erra e esperamos que o governador João Azevêdo vete a revogação. A prefeitura de João Pessoa fez a sua parte e como a maior do estado pode estimular outras gestões fazerem o mesmo.