Udesc esclarece no TCE sobre nova licitação de escola no terreno do Novo Cefid

6 de junho de 2024 Off Por

Uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reuniu-se com auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na tarde desta quarta-feira, 5, para conversar e obter orientações sobre a licitação da empresa substituta que assumirá a obra de construção das novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles no terreno do Bairro Capoeiras, em Florianópolis, que também abrigará a nova estrutura do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Estiveram presentes a vice-reitora, professora Clerilei Bier; a diretora-geral da Udesc Cefid, professora Suzana Matheus Pereira, e o diretor de Administração, técnico Ismael Franz; o coordenador de Licitações e Compras da Udesc, técnico Rafael Junior Senes; o coordenador de Engenharia, Projetos e Obras, engenheiro Carlos Eduardo Tosin; e o engenheiro Ailto Luiz Ramos.

“Estamos fazendo todos os esforços possíveis para atender a comunidade da escola nessa demanda tão importante para o futuro do nosso centro”, ressalta a diretora-geral Suzana. “A reunião de hoje foi muito produtiva e ajudará a publicarmos o próximo edital de licitação rapidamente.” 

O contrato com a primeira construtora da escola, a PNA Construções e Incorporações, foi rescindido de forma amigável entre a Udesc Cefid e a empresa no mês passado. Ele havia sido firmado em 10 de setembro de 2021, teve ordem de serviço assinada em 2 de março de 2023 e ficaria vigente até 21 de novembro deste ano. Conforme a Lei Estadual nº 18.619/2023, a Udesc precisa construir o novo prédio da escola até janeiro de 2027.

“Por recomendação do Ministério Público, através do promotor doutor Marcelo Brito, nós fomos conversar no Tribunal de Contas do Estado para vermos a possibilidade de utilizar construções modulares, que teoricamente propiciam um prazo menor de construção. E assim nós poderíamos adiantar a construção da escola, que é o pressuposto para conseguirmos o terreno para o Cefid”, explica a vice-reitora Clerilei.

Segundo ela, a reunião no TCE-SC mostrou que “também esse tipo de construções tem uma série de empecilhos, morosidades. Mas foi interessante porque agora nós temos elementos o suficiente para decidirmos entre as construções tradicionais e modulares e darmos continuidade ao processo de construção da escola”. 

Novas estruturas do centro

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid será desenvolvido por meio de concurso público. Definida pelo Conselho de Centro e pela gestão da Udesc Cefid e endossada pela Reitoria, a decisão ocorreu devido à complexidade e à relevância da obra. O edital do concurso está em elaboração.

Desde que assumiu o terreno no Bairro Capoeiras, em 2017, a Udesc Cefid já fez intervenções para garantir a segurança e a manutenção do local até a conclusão das obras. Dentre elas, o restauro do muro de arrimo, com custo superior a R$ 1,3 milhão.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo com a escola estadual e o Novo Cefid promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

Referência nacional

A Udesc Cefid é referência nacional nas áreas da saúde e do esporte. Criado há 51 anos, o centro oferece três cursos de graduação (Bacharelado em Educação FísicaLicenciatura em Educação Física e Bacharelado em Fisioterapia) e quatro cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados em Ciências do Movimento Humano e em Fisioterapia).

Os programas de pós-graduação contam com o suporte de mais de 20 laboratórios de pesquisa e de mais de 20 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, o centro tem a Clínica Escola de Fisioterapia, que é referência na área e realiza atendimentos gratuitos a pacientes encaminhados pela rede pública de saúde.

A Udesc Cefid também é tradicionalmente o centro da universidade com o maior número de extensionistas – ao todo, seus professores, estudantes e técnicos realizam mais de uma centena de ações de extensão nas áreas de saúde e esporte para a sociedade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8637