Prefeitura do Rio oferece curso de macramê gratuito no Campo de Santana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

6 de junho de 2024 Off Por

Que tal se tornar tecelã e tecelão ou aprimorar os seus conhecimentos em uma das técnicas têxteis mais valorizadas do mercado? A Secretaria de Trabalho e Renda do Rio (SMTE), em parceria com o Instituto Besouro e o Ateliê Crochênita, oferece, no próximo dia 17/6, a partir das 9h30, uma oficina gratuita de macramê. A iniciativa faz parte do Empreenda.Rio, programa da SMTE voltado para a capacitação e qualificação dos cariocas interessados em trabalhar por conta própria.

Na Estação Empreenda.Rio Campo de Santana (Praça da República, 139), as técnicas do macramê, forma artesanal de tecelagem, serão ensinadas com a sofisticação dos nós que, entrelaçados, formam franjas e barrados para lençóis, cortinas e toalhas de mesa, além de peças decorativas de diversos tipos. Nas plataformas digitais de vendas, uma colcha em macramê, por exemplo, chega a ser vendida por até R$  1,8 mil, a depender do tamanho e da complexidade do trabalho.

– No Empreenda.Rio, valorizamos não apenas a possibilidade de o trabalhador aprender coisas novas que pavimentem seu caminho para um empreendimento de sucesso. Queremos que estas técnicas tragam um bom valor agregado. Por isso, mapeamos as tendências do mercado e oferecemos capacitações e qualificações em segmentos mais valorizados – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Para se inscrever gratuitamente no curso de macramê, basta acessar este link.

Empreenda.Rio

As quatro unidades do Empreenda.Rio funcionam no Planetário do Rio, na Gávea (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100); na Central do Trabalhador da Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); e no centro da cidade, na Unidade de Desenvolvimento de Economia Solidária (onde ocorrerá o curso de macramê) e no  Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Avenida Presidente Vargas, 1.997). Em todas elas, há cursos livres, gratuitos e voltados para o aprimoramento profissional. Na unidade do Planetário, há também espaço de coworking público, com computador, internet e câmera para videochamadas. E mais: um espaço kids, com mesinhas, brinquedos e lápis de cor para a garotada se distrair enquanto a mãe ou o pai trabalha.

Marcações: Campo de Santana curso grátis macramê Prefeitura do Rio