Festa de Santo Antônio começa neste sábado (8) em Nova Iguaçu

6 de junho de 2024 Off Por

Festa de Santo Antônio começa neste sábado (8) em Nova Iguaçu




Começa neste sábado (8) a 161ª edição da Festa de Santo Antônio. O evento deste ano, realizado pela Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e pela Prefeitura de Nova Iguaçu, vai até a próxima quinta-feira (13), quando é celebrado o dia do padroeiro da cidade. Durante seis dias, os fiéis e amantes de uma das mais tradicionais festas populares do município poderão apreciar a culinária e a moda local. Além disso, diversas missas serão celebradas ao longo do dia 13.

Com expectativa de mais de 120 mil visitantes, a festa deste ano será ainda maior. Por isso, mais de 150 barracas e 43 tendas gastronômicas e de produtos de artesanato serão instaladas ao longo da Travessa Mariano de Moura, localizada ao lado da Catedral de Santo Antônio, no Centro, e também de um trecho da Avenida Governador Amaral Peixoto.

Além das já tradicionais cocadas e muita comida boa, o público presente vai poder curtir quase 20 atrações musicais ao longo dos seis dias de festa. No sábado (8), sobem ao palco, que será montado na Avenida Amaral Peixoto, entre a Travessa Mariano de Moura e a Rua Dom Walmor, Maurílio Sal (forró), Rio Quartet (samba) e Grupo Coincidência (samba, pagode, MPB). No domingo (9) é a vez de Contrabaixo Brasil (instrumental, jazz e MPB), Beto Sousa e banda (forró), Aldair Santiago e banda Pérola (MPB e dança de salão) e Marcelo Tuan e banda (pop rock).

A festa continua na segunda-feira (10) com Coral Avicres (diversos), Silas Marques (instrumental MPB) e Celsinho Esteves e Quarteto Música do Brasil (MPB). Na terça (11), Lisa Castro (rap), Franklin Gama (choro, jazz, instrumental) e Taty Reis trio (samba, MPB e bossa nova). Quarta-feira (12) é dia das apresentações de Rafaell Angello Trio (MPB, pop rock), Vozes Iguaçuanas (MPB, samba e bossa nova) e Pimenta do Reino (forró). Na quinta-feira (13), Dia de Santo Antônio, sobem ao palco Marvin Maciel Alquimia Tropical (pop, disco music, samba rock), Sambaixada (samba, pagode, MPB) e Pedro Lima (MPB, axé, pop, soul music). Todas as atrações musicais foram selecionadas mediante editais de chamamento público realizados pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

O dia 13 também será marcado por diversas missas na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. As missas festivas acontecem às 6h, 8h, 12h, 14h, 16h, 20h e 22h. Às 10h acontece a missa diocesana. Às 17, tem a tradicional procissão. Já às 18h acontece a missa solene.

Interdições no trânsito

Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTTMU) interditou, na manhã desta quarta-feira (5), o tráfego de veículos na Travessa Mariano de Moura, no trecho entre as avenidas Governador Amaral Peixoto e Marechal Floriano Peixoto; na Rua Dr. Barros Júnior, entre a Av. Amaral Peixoto e a Via Light; e na Av. Amaral Peixoto, entre a Rua Otávio Tarquino e a Rua Dom Walmor. O trânsito será liberado na sexta-feira (14).