Dia do Meio Ambiente: S. José é premiada por ações ambientais

6 de junho de 2024 Off Por


Dia do Meio Ambiente: S. José é premiada por ações ambientais

Paula Pessoa


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos foi reconhecida com o prêmio Governador André Franco Montoro pelo Governo do Estado de São Paulo com dois projetos sustentáveis.

Em solenidade realizada nesta quarta-feira (5) na capital, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, a edição 2024 do prêmio contemplou 17 municípios. 

A premiação visa reconhecer iniciativas locais e regionais que usaram medidas inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza para atender simultaneamente objetivos ambientais, sociais e econômicos, em especial, destinados a ampliar a capacidade de resiliência e adaptação às mudanças climáticas dos municípios.

Os projetos inscritos deveriam apresentar soluções baseadas na natureza e desenvolvidas por municípios ou arranjos intermunicipais em temas como: gestão de águas, reflorestamento urbano, jardim de chuva ou telhado verde, agricultura urbana e proteção da biodiversidade.

Cada município pode se inscrever em até dois projetos, a Prefeitura de São José dos Campos foi inscrita em duas iniciativas e venceu em primeiro lugar em ambas, que foram: 

  • Reflorestamento urbano (floresta urbana), com o Parque Santa Julia 
  • Proteção da biodiversidade, com o Programa Primatas de São Francisco Xavier

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura, o prêmio reforça a importância das políticas públicas e dos investimentos feitos pelo município em ações que levam à melhoria da qualidade de vida da população e estimulam o trabalho diário dos servidores dedicados às questões ambientais. 


Reconhecimento do governo do Estado de SP contemplou 17 municípios | Foto: Divulgação

Na solenidade também foi anunciado um novo pacote de investimentos para ampliação da resiliência climática no estado, com uso de novas tecnologias de monitoramento e alerta de eventos extremos, atuação técnica especializada em políticas públicas para mudanças do clima e investimentos de mais de R$ 330 milhões em proteção de rios e ações sustentáveis. Saiba mais aqui.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade