Parque Tecnológico de Sorocaba oferece curso gratuito de introdução ao fluxo de design de chips no “Tec-Day de Semicondutores”

5 de junho de 2024 Off Por



5 de junho de 2024

14:00

Por: Marcelo Andrade, Rose Campos

A qualificação profissional, na promissora área de semicondutores, acontece nos próximos dias 20 e 21 de junho

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, promove, nos próximos dias 20 e 21 de junho, o “Tec-Day de Semicondutores”. Trata-se de um curso, totalmente gratuito, que vai apresentar os principais conceitos da área de semicondutores e discutir modelos de negócios para o setor. O curso acontece nas dependências do PTS.

No dia 20, das 8h às 17h, a qualificação é voltada para iniciantes, sendo que os participantes devem ter conhecimento básico em eletricidade, como os conceitos de tensão, corrente e materiais condutores, semicondutores e isolantes.

Já, no dia 21, o foco é no nível avançado. Por isso, é requisito que os participantes tenham conhecimento básico em eletrônica digital, tais como: sistema binário de numeração; portas lógicas, circuitos combinacionais e circuitos sequenciais.

Além de aprender os principais conceitos da área de semicondutores, os participantes também vão conhecer o fluxo de projetos e, nesse mesmo dia, fazer seu primeiro design de circuito integrado, simular o circuito projetado, testá-lo em ambiente real usando uma placa de desenvolvimento e gerar os arquivos de fabricação para envio a uma foundry.

A presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba destaca que este é o primeiro curso voltado à área de semicondutores em Sorocaba e é de extrema importância, não apenas para a cidade, mas para a toda a região, uma vez que os semicondutores são matéria-prima para a produção dos chips usados nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, videogames, eletrodomésticos e computadores. Além disso, são fundamentais na indústria automobilística e fazem parte de vários componentes dos veículos. Para se ter uma ideia, um modelo SUV de médio porte utiliza cerca de 1.000 chips para seu funcionamento.

Também vale destacar que a plataforma em nuvem criada pelo Centro de Pesquisas Wernher von Braun, com sede em Campinas, serve de inspiração para outros países.

O Centro possui larga experiência na criação de design de semicondutores e possui clientes relevantes como por exemplo a Sem Parar, empresa de pagamento automático em pedágios, estacionamentos e abastecimento. Os projetos de chips dessa empresa parceira são apresentados em eventos fora do país e, por isso mesmo, passaram a representar o Brasil em comitês de trabalho de especificação internacionais ISO e GS1, que definem protocolos globais em uso no mundo todo. Por esta ação, o Brasil é precursor nas implementações deste tipo, com base nesses semicondutores”, destaca (nome). A partir de todo esse know-how acumulado, o Centro construiu uma plataforma que otimiza o design de chips e esse curso é mais uma oportunidade que o PTS está oferecendo, de forma gratuita, com objetivo de preparar profissionais para lidar com os desafios da eletrônica moderna, proporcionando uma compreensão abrangente sobre diodos, transistores e dispositivos eletrônicos, impulsionando a carreira em áreas de desenvolvimento tecnológico.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/inscricoestecday. O parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2323.