Agência Minas Gerais | No Dia Mundial do Meio Ambiente, Minas estende Programa Jovens Mineiros Sustentáveis a unidades do Colégio Tiradentes da PMMG

5 de junho de 2024 Off Por

Mais de 1.800 alunos do Colégio Tiradentes passarão a fazer parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que engloba um conjunto de atividades voltadas à educação ambiental.

Nesta quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) assinaram um Protocolo de Intenções entre para que o projeto seja adotado nas 30 unidades da rede de ensino no estado.

Os alunos dos Colégios Tiradentes da PMMG, assim como outros 6.270 estudantes que já fazem parte do Programa – desenvolvido pela Semad em parceria com os municípios –, passarão a ser preparados para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável. Para isso, será utilizada a estratégia de capacitar educadores, por meio de cursos de educação a distância.

Os educadores irão abordar diversas temáticas com os alunos, como consumo consciente de água e energia, além de cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária. Serão oferecidos cadernos com atividades pedagógicas e apoio técnico.

A parceria foi celebrada em uma cerimônia realizada na Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, município que já é parceiro na execução do Jovens Mineiros.

Após a assinatura, o secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, ressaltou que o programa de educação ambiental é primordial para reverter o cenário de mudanças climáticas enfrentado atualmente. “A conscientização das crianças e dos adolescentes, pensando no futuro em todos os aspectos, principalmente no ambiental, é o que vai nos ajudar a sobreviver no futuro, ainda mais que estamos passando por mudanças climáticas”.

O secretário adjunto deixou um recado aos estudantes que acompanharam a solenidade. “Que vocês consigam aproveitar esse momento e que tenham essa bandeira do meio ambiente como uma espinha dorsal, uma essência para a sobrevivência de todos nós”.

Ingrid Bao / Sisema

Já o diretor de Educação Escolar e Assistência Social da PMMG, Coronel Sandro Corrêa, destacou que o programa levará aos alunos a mensagem de conscientização para a preservação do meio ambiente. “Daqui para frente, só vamos colher os resultados de um meio ambiente melhor, crianças com conscientização com relação ao nosso meio ambiente, ao nosso cotidiano, e da necessidade de preservação”, disse.

Ao todo, o Jovens Mineiros Sustentáveis vai abarcar 72 turmas de 5º ano das 30 unidades do Colégio Tiradentes espalhadas por 26 municípios mineiros. Atualmente, o Programa está presente em 176 escolas municipais de 90 cidades.

Bosque do Amanhã

Os alunos do Colégio Tiradentes também participarão do Projeto Bosque do Amanhã, executado dentro do Jovens Mineiros Sustentáveis. O Bosque do Amanhã visa o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas pelos alunos participantes do Programa. O objetivo é a formação de bosques municipais e a promoção da consciência e educação ambiental para as crianças e população local.

Para marcar a data, alunos do Colégio Tiradentes e da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida plantaram 19 mudas de árvores nativas. Com o Bosque do Amanhã, a unidade de ensino de Lagoa Santa passa a abrigar diversas espécies frutíferas, como pés de amora e carambola, entre outras.

Desde setembro de 2023, quando o projeto foi lançado, já foram plantadas mais de 8.300 mudas de árvores pelo Estado.