À CBN, Ricardo justifica apoio a Cartaxo e vê deputado no segundo turno contra Cícero; ouça

5 de junho de 2024 Off Por

CBN João Pessoa

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), justificou nesta quarta-feira (05), em entrevista exclusiva e por telefone à CBN Paraíba, seu apoio ao nome do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Na avaliação do petista, Cartaxo tem potencial de ir ao segundo turno contra o prefeito Cícero Lucena (PP).

Coutinho, que mora atualmente em Brasília, confirmou que atua para que o PT escolha o nome de Cartaxo como candidato. Ele avaliou que o ex-prefeito, de quem já divergiu politicamente, “tem chances de ganhar” as eleições e que o pleito municipal vai possibilitar o debate sobre o que ele chamou de “duas formas bastante diferentes de governar”.

“Eu penso que a gente precisa sempre fazer mais e melhor do que a gente já tenha feito. Isso serve para mim, serve para qualquer pessoa e serve para Luciano, que tem o apoio do PT e de uma parcela importante da população”, avaliou.

Coutinho entrou no debate eleitoral de João Pessoa, principalmente depois que, essa semana, publicou nas redes sociais duas fotos ao lado de Luciano Cartaxo, em Brasília. Em uma das agendas, no Ministério da Saúde, também esteve com o deputado federal Luiz Couto para discutir questões relativas aos hospitais filantrópicos da Capital.

Cida Ramos

Questionado pelo jornalista Felipe Nunes porque não apoia o nome da deputada Cida Ramos, que também disputa internamente o posto de candidata do PT em João Pessoa e de quem já foi um aliado próximo, o ex-governador afirmou que ‘não tem nada’ contra a parlamentar, mas avaliou que Cartaxo tem mais densidade eleitoral.

“Eu estou olhando para fora do partido, a disputa para prefeito se dá para fora do partido. Eu não estou priorizando uma disputa interna. Eu quero que o PT acumule[vitórias], principalmente nas capitais, visando a reeleição do presidente Lula”, afirmou.

PV e PC do B

O ex-governador classificou como “totalmente frágil” a posição dos partidos PV e PC do B, que reforçaram em nota oficial o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP). Em nota divulgada na terça-feira (05), os partidos afirmaram que adotam essa posição para evitar o avanço da “extrema direita”.

“A roda grande não pode rodar dentro da roda menor. Essa posição já é bastante conhecida e o argumento é totalmente frágil. Que polarização é essa entra Cícero e Queiroga? Que conversa é essa? Não existe”, comentou Coutinho.

Na visão do ex-governador, os partidos terão que seguir a federação que integram com o PT e apoiarem o nome de Luciano Cartaxo.

Disputa em 2026 e Calvário

Na entrevista, o ex-governador não descartou a possibilidade de voltar a disputar um cargo eletivo nas eleições de 2026, se houver uma vontade do PT.

Ele também foi questionado sobre os processos envolvendo a Operação Calvário, do Ministério Público da Paraíba, que investiga irregularidades nas áreas da saúde e da educação no tempo em que foi governador. Ele voltou a dizer que não há provas contra sua atuação administrativa.

Ouça a seguir um trecho da entrevista veiculada no CBN João Pessoa