Agência Minas Gerais | Belo Horizonte será sede de encontro do Conselho Nacional de Educação na Região Sudeste

3 de junho de 2024 Off Por

Belo Horizonte sediará a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Região Sudeste, de 10 a 13/6/2024. 

O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e do Conselho Estadual de Educação (CEE/MG), reunirá autoridades e especialistas para discutir avanços e desafios da educação no Brasil. 

A abertura oficial, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, contará com representantes de todos os segmentos educacionais, tanto do setor público quanto da rede privada, além de membros do Executivo federal, estadual e municipal. 

O encontro em Belo Horizonte faz parte das reuniões itinerantes do CNE, que buscam aproximar as atividades do órgão, sediado em Brasília, das diferentes regiões do país. 

Inspirado em encontros bem-sucedidos nas regiões Norte, Nordeste e Sul, o evento na Região Sudeste busca fortalecer laços com instâncias educacionais locais e outros atores relevantes, visando elaborar políticas públicas mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas da região.

Programação

Durante os dias 11 a 13/6, o evento continuará na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com mesas temáticas abordando temas como regulação e expansão da educação superior, Plano Nacional de Educação, transição da educação básica para a superior, educação híbrida, desafios da educação profissional e tecnológica e a política nacional do ensino médio.

O evento contará com a presença de autoridades e especialistas renomados do cenário educacional brasileiro, incluindo conselheiros do CNE, membros do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), União Nacional de Estudantes (UNE), Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Microsoft, entre outros.

As vagas são limitadas, e os interessados em participar das mesas temáticas devem se inscrever previamente por meio da plataforma Sympla, até as 12h de sexta-feira (7/6), por meio deste link.

Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) é um órgão colegiado ligado ao Ministério da Educação, mas de atuação independente. 

Tem como função apoiar o MEC na elaboração das políticas educacionais e de diretrizes de ensino, a serem seguidas pelos estados e municípios. 

Com representantes de diferentes segmentos da área educacional e de todas as regiões do país, o CNE é uma importante instância de participação da sociedade na formulação de políticas e normativas educacionais.

Além disso, o CNE delibera sobre processos relacionados à avaliação, supervisão e expansão da educação brasileira, promovendo um amplo debate com a sociedade através de audiências públicas relacionadas à atuação dessas comissões.